Proteína em alta: marcas ampliam público e produtos

O crescimento da demanda por proteína redefine estratégias no setor esportivo. Descubra aqui como as marcas estão respondendo

Proteína em alta: marcas ampliam público e produtos
Ilustrativa

As empresas de nutrição esportiva têm ampliado seu foco para atender a um público cada vez mais diverso, incluindo um número crescente de mulheres interessadas em força, saúde e bem-estar 

A Applied Nutrition, que concluiu um dos mais recentes IPOs do Reino Unido, viu dobrar o percentual de clientes mulheres de 20% para 40% do total das vendas depois de expandir sua linha de produtos em uma linha de suplementos de saúde.

Somente quando começamos a realmente explorar essa base de consumidores é que nos demos conta do tamanho dela, porque eu a subestimei”, disse o CEO da Applied Nutrition, Tom Ryder, em entrevista.

Tivemos um fevereiro recorde seguido de um março recorde”, disse Ryder.

A empresa com sede em Liverpool, no Reino Unido, espera que as mulheres representem metade de sua base de clientes em breve, de acordo com Ryder.

A mudança de perfil do público feminino na nutrição esportiva reflete uma evolução nos objetivos: de um foco mais restrito em emagrecimento para uma busca ampla por saúde, condicionamento físico e força — um universo cada vez maior e mais representativo.

Anteriormente, as consumidoras estavam muito focadas em objetivos relacionados à perda de peso, afirmou Colin Westcott-Pitt, diretor de marca da Glanbia’s Performance Nutrition. Atualmente, o interesse está se expandindo para áreas como força, desempenho e bem-estar cognitivo.

Em busca de massa magra e nutrição

Outro mercado promissor são pessoas recorrem a medicamentos para controle de peso, mas enfrentam o desafio da perda muscular e deficiências nutricionais, o que torna a ingestão adequada de proteínas essencial. Embora grandes indústrias alimentícias já tenham identificado essa oportunidade e estejam se posicionando para atender a esse público, as marcas de nutrição esportiva têm uma vantagem clara.

Por definição, seus produtos são basicamente compostos por proteínas de alta qualidade”, explicou Patrick Higgins, analista da Goodbody Stockbrokers Unlimited. O portfólio da Glanbia, por exemplo, “está muito bem posicionado” para atender a esse mercado crescente.

Existe um aumento da demanda por benefícios funcionais dos alimentos, como maior quantidade de proteínas ou vitaminas e minerais, a reação contra os alimentos processados; tudo isso decorre dessa tendência mais ampla de saúde e bem-estar, que, em última análise, é impulsionada pelo consumidor”, disse Higgins, da Goodbody.

Isso leva a uma “ampliação do mercado usuários típicos” de produtos de nutrição esportiva.

Desafios do preço do soro de leite

O ímpeto está crescendo, mas há um grande obstáculo: o aumento do preço do soro de leite, o líquido que se separa do leite durante a produção de queijo e é o principal ingrediente da proteína em pó.

Ficou claro que os preços de mercado do soro de leite de alta qualidade continuaram a aumentar para níveis além do que havíamos planejado anteriormente”, disse o CEO da Glanbia, Hugh McGuire.

A inflação em escalada dos custos de insumos, particularmente os custos do leite, teve que ser repassada aos consumidores”, escreveu Duncan Fox, analista da Bloomberg Intelligence, sobre a Glanbia em uma nota.

Na análise para além desses obstáculos de curto prazo, o caminho de crescimento parece claro.

A longo prazo, não vejo por que essa megatendência das proteínas não continue”, disse Higgins, da Goodbody. “Eu não ficaria surpreso em ver a demanda por proteína aumentar como aconteceu nos EUA, na Europa e no resto do mundo nos próximos cinco ou dez anos.”

 

As informações são do Bloomberg, adaptadas pela equipe MilkPoint

FONTE: MilkPoint. 
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