Pecuarista deve ficar atento ao prazo da 1ª etapa de vacinação contra a brucelose em Mato Grosso
Segundo a Famato, o pecuarista que não vacinar está sujeito a multa e fica impedido de emitir a Guia de Transporte de Animal (GTA)
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) alerta os pecuaristas para o encerramento da primeira etapa da vacinação obrigatória contra a brucelose no estado.
O prazo para imunização de bezerras bovinas e bubalinas, com idade entre três e oito meses, termina nesta terça-feira (30). Já a comunicação da vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) deve ser realizada até 2 de julho.
A brucelose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus, e afeta principalmente bovinos e bubalinos. Ela provoca prejuízos ao rebanho, como abortos, nascimento de animais fracos, retenção de placenta, redução da fertilidade e queda na produção de leite.
A vacinação das bezerras é considerada uma das principais estratégias para o controle da doença e para a manutenção da sanidade dos rebanhos.

A imunização deve ser realizada, exclusivamente, por médico-veterinário ou vacinador cadastrado, conforme determina a legislação sanitária. Após a aplicação da vacina, o produtor também deve realizar a comunicação dentro do prazo estabelecido pelo Indea.
Segundo a Famato, o pecuarista que não vacinar as fêmeas na idade estabelecida está sujeito a uma multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal, no valor de R$ 254,36. O produtor ainda fica impedido de emitir a Guia de Transporte de Animal (GTA).
Fonte: Ascom Sistema Famato













Comentários (0)
Comentários do Facebook