Brasil tem terça-feira com chuva forte no Sudeste e Centro-Oeste e calor intenso no Sul

Corredor atmosférico traz chuvarada intensa, com previsão de até 200 mm no centro do país. Já o Sul tem alerta vermelho para calor acima do esperado

Brasil tem terça-feira com chuva forte no Sudeste e Centro-Oeste e calor intenso no Sul
Ilustrativa

A terça-feira (03) chega com mais um dia bem típico de verão brasileiro, com calor, muita umidade no ar e potencial alto para chuvas fortes durante os próximos dias, junto de trovoadas e até temporais isolados em boa parte do país.

O grande responsável por esse quadro é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que conecta a atmosfera desde a Amazônia até o Sudeste (um dos responsáveis pelo fenômeno conhecido como “rios voadores”), e a combinação com um sistema de baixa pressão com calor e umidade, que favorece a formação de nuvens pesadas e chuvas mais volumosas.

Esse padrão típico de verão pode ser traduzido em dia quente, com sol mais presente logo cedo, seguido de nuvens que crescem ao longo do dia e ganham força com a alta umidade, resultando em pancadas mais fortes de chuva, especialmente à tarde e no início da noite.

Em muitas áreas, pode haver risco de volume elevado de chuva em pouco tempo, ventos mais intensos e até transtornos como alagamentos em pontos urbanos.

Estão previstas chuvas volumosas no decorrer da semana em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Regiões como Triângulo Mineiro, norte de Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás e leste de Mato Grosso devem receber de 100 a 150 mm de água nos próximos dias.

Áreas pontuais podem receber volumes maiores, próximos a 200 mm.

No Sul do Brasil, o calor deve ser intenso nesta terça, com alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre altas temperaturas que afetam principalmente cidades do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com termômetros registrando até 5 graus acima da média prevista. São mais de 500 municípios em estado de atenção até a sexta-feira (06).

No Norte e Nordeste, o padrão de verão com calor e chuva típica também prevalece, com pancadas moderadas a fortes de chuva em várias áreas, sem grandes mudanças no comportamento diário, mas sempre com atenção às nuvens que se formam rapidamente com o calor e a umidade.

Região Norte

A terça­-feira começa quente e com bastante umidade, o que facilita a formação de pancadas de chuva isoladas que podem ganhar intensidade ao longo do dia, como no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins.

Os altos índices de umidade no ar aumentam a sensação de calor e favorecem o desenvolvimento de trovoadas.

• Mínima: 23°C

• Máxima: 34°C

Região Nordeste

No Nordeste, o quadro é semelhante ao Norte: calor e umidade elevados, com chuvas de intensidade moderada a forte em pontos do interior e áreas próximas ao litoral ao longo da tarde.

O calor típico da estação continua marcante, mesmo com as nuvens carregando chuva em alguns momentos.

• Mínima: 24°C

• Máxima: 34°C

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste a terça-feira será marcada por tempo instável com pancadas de chuva e trovoadas, impulsionadas pela ZCAS e zonas de baixa pressão que atravessam a região.

Há risco de chuva forte e rajadas de vento isoladas em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, especialmente à tarde.

• Mínimas: 20°C

• Máximas: 36°C

Região Sudeste

O Sudeste também fica sob influência de umidade e instabilidade, com chuvas moderadas a fortes e chance de temporais isolados ao longo do dia em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O padrão típico de verão, calor seguido de chuva, predomina, com risco maior de chuva volumosa em áreas do interior e leste paulista e também em regiões serranas e montanhosas.

• Mínima: 19°C

• Máximas: 34°C

Região Sul

No Sul do Brasil, a terça-feira chega com contraste, já que enquanto o Paraná e boa parte de Santa Catarina devem apresentar chuvas persistentes, nuvens carregadas e risco de temporais isolados ao longo do dia, especialmente nas primeiras horas, o Rio Grande do Sul deve ficar mais quente e seco, com sol na maior parte do dia e chuva mais fraca ou isolada no fim da tarde.

Uma onde de calor intenso também deve atingir aproximadamente 500 cidades de uma área envolvendo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com temperaturas até 5 graus acima da média.

• Mínima: 18°C

• Máximas: 33°C

Resumo da terça-feira

Calor e umidade já pela manhã, nuvens carregadas e chuvas intensas que podem acontecer em quase todas as regiões do país.

A atuação da ZCAS e de sistemas de baixa pressão reforça a instabilidade, especialmente no Centro-Sul e Sudeste, com alerta para chuva forte, temporais e volumes elevados em alguns pontos. Previsão de calor intenso para uma grande área da região Sul do país, com temperaturas até 5 graus acima da média desta época do ano.  

Nas demais áreas, o padrão de pancadas de chuva com trovoadas no final da tarde continua sendo a regra para este início de fevereiro.