Preços do açúcar cristal reagem no fim de outubro, aponta Cepea

Os preços médios do açúcar cristal branco no mercado spot de São Paulo reagiram no fim de outubro, após quedas registradas nas semanas anteriores, segundo levantamento do Cepea.

Preços do açúcar cristal reagem no fim de outubro, aponta Cepea
Ilustrativa

Os preços médios do açúcar cristal branco no mercado spot de São Paulo reagiram no fim de outubro, após quedas registradas nas semanas anteriores, segundo levantamento do Cepea. O Indicador CEPEA/ESALQ (cor Icumsa de 130 a 180) chegou a atingir R$ 111,00 por saca de 50 kg na segunda-feira (27), o menor valor nominal desde abril de 2021, mas encerrou a sexta-feira (31) cotado a R$ 113,65/sc.

Pesquisadores do Cepea explicam que a recuperação foi impulsionada pela maior participação nas negociações do açúcar cristal de melhor qualidade, o tipo Icumsa 150. As usinas mantiveram firmeza nas ofertas, sustentadas pela restrição de disponibilidade, já que parte significativa dessa qualidade tem sido destinada ao mercado externo na safra 2025/26.

Em contrapartida, para o tipo Icumsa 180, algumas usinas adotaram postura mais flexível, buscando liberar estoques e manter o escoamento da produção. Ainda assim, a pressão de compradores por preços menores reduziu a liquidez no mercado paulista.

 

Com informações do Cepea