Caravana do Melhoramento Genético revela demanda crescente por genética PO no Planalto Central

Ação realizada pela ABCZ, Emater-GO e outros parceiros passou por cinco municípios de Goiás

Caravana do Melhoramento Genético revela demanda crescente por genética PO no Planalto Central
Ilustrativa

Na última semana, pequenos produtores da região do Planalto Central receberam informações de qualidade sobre o uso e importância do progresso genético das raças zebuínas, em mais uma edição da Caravana do Melhoramento Genético, iniciativa da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) e outras entidades.

Desta vez, a ação contemplou cinco municípios goianos: Flores de Goiás; Cabeceiras; Luziânia; Cidade Ocidental e Cocalzinho de Goiás. No total, cerca de 284 pecuaristas marcaram presença na caravana, cuja programação contou com palestras técnicas e troca de experiências com especialistas no setor.

“O nosso objetivo principal com essa caravana é levar a informação até o pequeno produtor. Percebemos uma excelente mobilização da Emater no sentido de levar cada vez mais criadores para participar desta ação, e a presença deles foi muito positiva, não só em número, mas em qualidade, com muita proatividade, muitas dúvidas esclarecidas”, aponta a técnica de registro e responsável técnica pelo ETR (Escritório Técnico Regional) da ABCZ em Goiânia (GO), Vanessa Barbosa.

Ainda segundo Vanessa, a equipe da associação pretende intensificar a realização de feiras do Pró-Genética na região, levando em consideração a crescente demanda local pelo acesso ao melhoramento genético. O programa desenvolvido pela ABCZ tem a missão de democratizar o acesso à genética PO melhoradora.

“É crescente a quantidade de instituições que estão somando forças em prol de divulgar e participar da ação ligada ao Pró-Genética. Nesta caravana, tivemos a presença de prefeituras, sindicatos, representantes da Agrodefesa, Cresol, Banco do Brasil, extensionistas do Senar, representante do Sebrae, além da mídia local”, acrescenta.

Por meio da Caravana do Melhoramento Genético, os produtores obtêm informações sobre como ter acesso a reprodutores PO registrados, além de ferramentas como crédito rural e linhas de financiamento.

“Apresentamos, de forma prática, as vantagens do uso de animais puros de origem, especialmente dos touros PO, em comparação ao manejo tradicional. Também orientamos sobre o processo de aquisição desses reprodutores, os preços praticados no mercado e a procedência dos animais”, finaliza a gestora dos programas de pecuária da Emater-GO, Elieny Abreu.