Programa Semente Forte garante mais segurança e eficiência ao produtor rural no MT

Criado em 2017, o programa Semente Forte, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), tem como foco assegurar que os produtores iniciem a safra com sementes dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação.

Programa Semente Forte garante mais segurança e eficiência ao produtor rural no MT
Ilustrativa

Criado em 2017, o programa Semente Forte, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), tem como foco assegurar que os produtores iniciem a safra com sementes dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação. O trabalho é realizado por meio de coletas em propriedades e análises em laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

As sementes, base de toda a produção agrícola, influenciam diretamente na produtividade. Taxas de germinação, vigor e sanidade são fatores decisivos no desempenho das lavouras. Segundo o vice-presidente Oeste da Aprosoja MT e vice-coordenador da Comissão de Defesa Agrícola, Gilson Antunes de Melo, o acompanhamento técnico da entidade oferece maior segurança aos associados. “Hoje nós temos um valor agregado muito alto na semente e, se não houver garantia de qualidade, o prejuízo é certo lá na frente”, afirmou.

A coleta das amostras é feita pelos supervisores de campo da entidade, certificados pelo Mapa, garantindo a confiabilidade do processo. Os resultados laboratoriais permitem ajustes na densidade da semeadura e reduzem riscos de perda de produtividade. O delegado do núcleo de Sorriso, Edgard Gomes Silva, contou já ter recebido sementes fora do padrão, mas que, com apoio do programa, pôde corrigir a população de plantas. “A gente sabe que se começar errado, vai terminar errado. Esse acompanhamento traz segurança e confiança para seguir com o cultivo”, destacou.

Para o delegado coordenador do núcleo de Nova Xavantina, Bruno Tolotti, o programa é indispensável diante do elevado custo de produção. “Ter a garantia de que a semente colocada no solo tem qualidade é o que viabiliza o resultado final. A análise feita em laboratório pela entidade, inclusive de adubos, faz toda a diferença”, avaliou.

Além das análises, a Aprosoja orienta os produtores a conferir a integridade das embalagens e documentos obrigatórios, como Nota Fiscal, Boletim Oficial de Análise e Certificado ou Termo de Conformidade.

Com o Semente Forte, a Aprosoja MT reforça sua atuação em defesa do produtor rural, garantindo mais eficiência, sustentabilidade e transparência ao processo produtivo.

 

Com informações da Aprosoja