Apta Colina lança Projeto TIP Brasil para mapear a terminação intensiva a pasto
Iniciativa inédita pretende traçar um retrato técnico do sistema para orientar pesquisas futuras; saiba como participar.
Uma das instituições de pesquisa agropecuária mais respeitadas do País, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Unidade de Colina (SP), lançou, em 3 de dezembro, o Projeto TIP Brasil, que tem por objetivo levantar informações sobre este sistema de terminação intensiva a pasto no Brasil.

O zootecnista Flávio Dutra de Resende (Foto: Arquivo pessoal)
Segundo o diretor da instituição, Flávio Dutra de Resende, a ideia é fazer uma “fotografia” da TIP no País, tanto na área nutricional, quanto de protocolos sanitários, instalações, desempenho animal, métricas econômicas e operacionais.
“Com essa base de dados, poderemos não apenas direcionar melhor nossas pesquisas, como também identificar gargalos que atrapalham o desenvolvimento da técnica a campo, para que possamos ajudar a combatê-los”, explica o pesquisador.
Os pecuaristas interessados em participar da iniciativa podem clicar no link Projeto TIP Brasil e preencher um formulário online com informações sobre seu sistema de produção pecuária, indicando a época do ano em que fazem TIP; a raça, sexo e peso de entrada dos animais; seu peso e idade de abate, ganho diário, acabamento e rendimento de carcaça; o tipo de capim que utilizam, a taxa de lotação, tamanho dos piquetes etc.
O questionário é detalhado para seja possível realmente conhecer como a TIP é conduzida no Brasil. O primeiro balanço desse levantamento será apresentado no Beef Day, encontro técnico a Apta-Colina realizada a cada dois anos e que já tem data marcada: 12 de agosto de 2026. “Até 30 de março, teremos uma ideia da representatividade da amostra”, diz Dutra.
Quem participar da iniciativa fará parte de um benchmarking, com transparência e credibilidade assegurados pela Apta-Colina, que é reconhecida pelo rigor técnico de suas pesquisas a campo. Após a finalização do projeto, o produtor participante receberá um relatório consolidado, com indicadores comparativos e insights estratégicos sobre seu sistema de produção. Ou seja, trata-se de uma oportunidade imperdível para comparar o desempenho de sua propriedade com sistemas de alta performance de todo o Brasil.
Durante o Beef Day, a Apta-Colina também pretende lançar um projeto inédito sobre dois modelos de recria no Brasil (convencional e intensiva a pasto), com acompanhamento em tempo real por meio de câmeras. Os pecuaristas também serão convidados, registrando informações sobre seus sistemas e tirando dúvidas.
TIP – Revolução Verde-Amarela
Série da DBO apresenta a história, evolução e impacto da Terminação Intensiva a Pasto, destacando como essa tecnologia transformou a pecuária brasileira. Assista AQUI!









Comentários (0)
Comentários do Facebook