Porto de Santos inicia obras de R$ 27,4 milhões para melhorar escoamento de cargas
Intervenção na Avenida Perimetral vai modernizar acesso ao terminal, reduzir gargalos logísticos e ampliar segurança no tráfego de caminhões
A Autoridade Portuária de Santos (APS), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), deu início nesta segunda-feira (20) às obras de requalificação da Avenida Perimetral da margem direita do Porto de Santos, na região da Alemoa.
Com investimento de R$ 27,4 milhões, a iniciativa é estratégica para aprimorar a logística do maior complexo portuário do Brasil e beneficiar diretamente os municípios do entorno.
As obras abrangem o trecho entre o fim do Viaduto Paulo Benevides, a Rua Augusto Scarabotto e a Avenida Engenheiro Augusto Barata, principal corredor de acesso de cargas ao porto.
O projeto prevê a substituição completa do pavimento por concreto, adequação das faixas de rolamento, modernização da iluminação com tecnologia LED e implantação de nova sinalização.
O objetivo é garantir mais fluidez e segurança ao tráfego de caminhões que acessam os terminais, reduzindo gargalos logísticos e otimizando o tempo de escoamento das mercadorias.
Esta é a primeira de quatro fases de um projeto maior de requalificação viária, cuja conclusão total está prevista para dezembro de 2026.
Impactos para o porto e a população
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que a intervenção integra o conjunto de investimentos do governo federal na modernização da infraestrutura portuária nacional.

“Esta obra faz parte dos R$ 12,5 bilhões de investimentos destes cinco anos, que podemos chamar de uma retomada do Porto de Santos. Este investimento é um dos ‘nós desatados’ nesta gestão, uma obra que estava parada há três anos e que dará maior fluidez ao tráfego da região”, afirmou.
Benefícios urbanos e drenagem
Entre os ganhos diretos para a população local, a APS destaca a construção de um novo canal de drenagem com maior capacidade de vazão, que vai aprimorar o escoamento da rede municipal e reduzir a ocorrência de alagamentos — um antigo problema da comunidade.
A iniciativa integra um conjunto de soluções viárias estruturantes para a Baixada Santista, que também inclui a construção de dois novos viadutos de acesso à entrada do porto, em parceria com a concessionária das rodovias estaduais, além da futura implantação do Túnel Santos–Guarujá.







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