Tecidos de leite: descubra a revolução ecológica no mundo da moda
Moda sustentável ganha força com roupas feitas de fibras de leite. Inovação ecológica que transforma resíduos em tecidos de alta qualidade.
Quando se fala em leite azedo, a maioria das pessoas pensa apenas no cheiro. Geralmente, nós o despejamos imediatamente na pia ou no vaso sanitário, sem pensar que pode haver outro uso para esse leite. Enquanto muitas pessoas veem desperdício, cientistas e designers de moda veem um tesouro. O leite azedo pode ser transformado em tecidos.
Por mais estranho que possa parecer, as fibras do leite podem, de fato, ser transformadas em roupas. E não são quaisquer roupas. A caseína, uma substância produzida a partir do leite, é um material macio e orgânico que geralmente é considerado um material de luxo para as roupas mais finas.
Como o leite se transforma em fibra?
A caseína é a chave para todo o processo. É uma proteína que é separada do leite azedo ou de outro leite ruim e não comercializável. Em seguida, ela é seca, moída em um pó fino e usada para criar fibras usando uma tecnologia especial, explica Sewport. As fibras são então transformadas em fios. Esse fio pode ser tecido ou, como o algodão, tricotado.
Na verdade, os tecidos de caseína foram produzidos nas décadas de 1930 e 1940. Portanto, o conceito não é de fato novo. No entanto, foi somente a tecnologia moderna que possibilitou a produção de roupas macias e de alta qualidade que levou esse tipo de fibra a um patamar mais elevado.

Vantagens e desvantagens
Em primeiro lugar, as roupas de caseína são ecologicamente corretas porque são criadas a partir de materiais residuais. O leite que, de outra forma, seria jogado fora pode ser usado para criar algo realmente luxuoso. Milhões de litros de leite são jogados fora todos os anos em todo o mundo, e essa tecnologia dá a eles um novo significado.
As roupas feitas com fibras de caseína são as próximas:
Hipoalergênico e macio: o tecido é agradável ao toque e a maioria das pessoas o descreve como muito semelhante à seda.
Antibacteriano e respirável: As proteínas do leite inibem naturalmente o crescimento de bactérias, portanto, as roupas têm menos cheiro. Além disso, ele absorve a umidade.
Luxuoso: as roupas feitas com essas fibras têm ótima aparência. No mundo da moda, elas produzem vestidos, lenços ou camisetas com um brilho elegante.
Benefícios para a saúde: Alguns estudos relatam que o tecido até hidrata a pele.
Quanto às desvantagens, não são muitas. Embora a caseína seja bastante cara, ela é semelhante à seda, que é mais cara. Portanto, pode-se dizer que ela é, na verdade, um substituto mais barato para esse material muito luxuoso.
Propenso a encolher: Assim como o linho ou o algodão, esse material exige um pouco mais de manutenção. Ele precisa ser passado a ferro após cada lavagem e é muito fácil de amassar.
Pouco conhecimento: infelizmente, muitas pessoas nem sabem que existem roupas feitas de leite.
Durabilidade: embora a tecnologia moderna tenha aumentado a vida útil das roupas de caseína, elas ainda não duram tanto quanto as peças feitas de materiais convencionais.
Atualmente, as roupas feitas de fibra de leite são fabricadas principalmente na Europa. As marcas mais conhecidas que trabalham com esse material provavelmente estão na Alemanha e na Itália, mas aos poucos a conscientização está se espalhando para outros países. Os estilistas já experimentaram peças feitas de fibra de leite em desfiles de moda em Milão e Berlim.
As informações são do Msn.







Comentários (0)
Comentários do Facebook