Operação desarticula esquema nacional de desvio de cetamina veterinária para o uso como droga
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, nos dias 3 e 4 de dezembro, da Operação “Filling the Gap”, correspondente à Ronda Agro CXI.
A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava em nível nacional no desvio de produtos veterinários à base de cetamina, um anestésico, para uso como droga recreativa. O esquema utilizava médicos veterinários cadastrados e estabelecimentos registrados no Mapa.
A operação foi realizada em parceria com as Polícias Civis do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Foram cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão no Paraná e em São Paulo, além de fiscalizações em estabelecimentos agropecuários e veterinários localizados em São José do Rio Preto (SP), Indaiatuba (SP), Campinas (SP), Estiva Gerbi (SP), Belo Horizonte (MG), Várzea Grande (MT) e Macaé (RJ).
Ao todo, a operação resultou na apreensão de mais de 2.199 frascos de medicamentos à base de cetamina e outros 2.640 produtos de uso controlado.

As cetaminas desviadas seriam revendidas como droga de abuso, com potencial de atingir um valor até quatro vezes superior ao preço original, gerando lucro ilícito aos envolvidos. O prejuízo estimado aos infratores, considerando as apreensões, superou R$ 1.957.350,00. Além das medidas policiais, todos os estabelecimentos envolvidos foram autuados e alguns tiveram a comercialização de produtos veterinários sujeitos a controle especial suspensa pelo Mapa.
Risco da cetamina desviada
A cetamina é um anestésico geral injetável de uso exclusivo veterinário, classificado como substância sujeita a controle especial. Sua aquisição e comercialização devem seguir rigorosamente os requisitos estabelecidos na Instrução Normativa SDA nº 35/2017.
Apesar do controle, o desvio da cetamina tem sido observado com frequência, especialmente para uso como droga em festas rave, danceterias e boates, com crescente adesão entre o público jovem. O desvio da substância representa um grave risco à saúde pública, pois além de financiar outras atividades criminosas, seu consumo indevido pode causar danos ao sistema urinário, convulsões e até mesmo a morte. A cetamina também está associada à facilitação de abusos sexuais, sendo incluída na categoria de “droga para estupro”.








Comentários (0)
Comentários do Facebook