Feijão, batata e mel estão entre os produtos com maiores bônus do PGPAF em outubro

Os percentuais, válidos de 10 de outubro a 9 de novembro de 2025, incidem sobre as operações de crédito do Pronaf para produtos cujo preço de mercado ficou abaixo do preço de garantia em setembro.

Feijão, batata e mel estão entre os produtos com maiores bônus do PGPAF em outubro
Ilustrativa

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) divulgou, nesta quinta-feira (9), a lista de produtos da agricultura familiar com direito ao bônus de desconto do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) referente a outubro. Os percentuais, válidos de 10 de outubro a 9 de novembro de 2025, incidem sobre as operações de crédito do Pronaf para produtos cujo preço de mercado ficou abaixo do preço de garantia em setembro.

Entre os itens com maiores descontos estão o feijão-caupi, com bônus de até 64,9% no Amapá; a batata, que chega a 59,6% no Paraná; e o mel, com 54,5% no Rio Grande do Sul. A cebola também apresenta redução significativa, com bônus de até 70,3% em São Paulo.

O programa tem como objetivo assegurar renda mínima aos agricultores familiares, compensando a diferença entre o preço de mercado e o preço de garantia fixado pelo governo. Neste mês, produtos como arroz, milho, trigo, mandioca, laranja, manga e castanha de caju também receberam percentuais de desconto, variando conforme o estado.

Os preços de mercado considerados correspondem ao mês de setembro de 2025, conforme informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A nova portaria revoga a anterior (SAF/MDA nº 347, de 5 de setembro de 2025) e foi assinada pelo secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger.

 

Com informações do Gov.br