Brasil tem frio no Sul, chuva no Sudeste e calor extremo no Centro-Oeste
Parte do interior do país enfrenta calor extremo e baixa umidade, com risco elevado de queimadas
O clima no Brasil nesta sexta-feira (12) será marcado por contrastes. Enquanto uma massa de ar polar mantém o frio no Sul, a circulação de ventos marítimos favorece instabilidade no litoral do Sudeste.
Já o Centro-Oeste e parte do interior do país enfrentam calor extremo e baixa umidade, com risco elevado de queimadas.
Em São Paulo, a madrugada começa com temperaturas amenas e nevoeiros isolados, mas o calor predomina no interior, com índices de umidade próximos ou abaixo de 20%.
Na capital, uma frente fria mantém o céu nublado, provoca chuviscos isolados e melhora a qualidade do ar, com temperaturas entre 13 °C e 24 °C. Em Rio Preto, os termômetros variam de 20 °C a 36 °C.

Em Minas Gerais, o céu fica parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Zona da Mata. Nas demais regiões, o tempo segue claro a parcialmente nublado, com névoa seca. As temperaturas vão de 8 °C a 38 °C.
No litoral de SP, RJ e ES, os ventos do oceano aumentam a nebulosidade e podem provocar pancadas de chuva fortes em alguns momentos.
Centro-Oeste
O sol predomina em praticamente toda a região, com calor intenso e baixa umidade em níveis críticos (20% a 12%). Em Mato Grosso, Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem superar os 40 °C.
Apenas o extremo sul de Mato Grosso do Sul e o noroeste de Mato Grosso têm chance de pancadas de chuva no período da tarde.
Sul
A massa polar mantém o tempo firme no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde as temperaturas seguem mais baixas. Em áreas elevadas da serra gaúcha e catarinense, pode ocorrer geada isolada pela manhã.
No Paraná, o frio ainda predomina no sul e no leste, mas a metade norte volta a registrar calor e baixa umidade. No litoral, há possibilidade de chuva fraca e passageira.
Nordeste
Grande parte da região terá tempo firme, mas pode chover de forma mais expressiva entre Maceió (AL) e Recife (PE). No Maranhão, há previsão de pancadas à tarde.
O interior segue quente e seco, com baixa umidade e risco de queimadas.
Norte
A chuva se concentra em Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com risco de temporais. Já Pará, Tocantins e Amapá seguem sob predomínio de sol e calor intenso.








Comentários (0)
Comentários do Facebook