Obra de R$ 187 milhões vai destravar o escoamento no Mato Grosso do Sul
Pavimentação da MS-040 entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia vai eliminar gargalo logístico no leste do Estado e reduzir custos do transporte
(Foto - Bruno Rezende)
O governo de Mato Grosso do Sul anunciou o lançamento das licitações para pavimentar quase 50 km da rodovia MS-040, no trecho entre os municípios de Santa Rita do Pardo e Brasilândia.
A obra, que segundo o governador Eduardo Riedel dará novo impulso à logística, à economia e ao agronegócio regionais, contempla dois lotes iniciais no edital, com investimento de quase 188 milhões:
o Lote 1, partindo de Santa Rita do Pardo, prevê pavimentação de 24,70 km, com investimento estimado em R$ 106 milhões;
o Lote 4, por sua vez, cobre 23,76 km saindo de Brasilândia, com orçamento de cerca de R$ 81,9 milhões.
A sessão pública de abertura das propostas está marcada para 22 de dezembro de 2025.
Apesar do anúncio e da abertura de licitações, ainda há fases importantes a serem concluídas: as etapas intermediárias (lotes 2 e 3) precisam ser lançadas para que a pavimentação seja feita integralmente.
Gargalo deve desafogar
A MS-040 já é considerada uma rota estratégica, especialmente ligando regiões produtoras do leste do estado, áreas fortemente envolvidas com celulose, grãos e outros insumos agrícolas, aos corredores de exportação e centros consumidores.
Ao concluir o trecho, a rodovia coloca um ponto final em seu último segmento sem pavimentação, o que deve reduzir o tempo e o custo de transporte, facilitar o acesso de maquinário e insumos, e melhorar a fluidez da cadeia produtiva, além de facilitar o acesso de comunidades rurais a hospitais, escolas, comércio e equipamentos públicos.

Com a estrada em boas condições, produtores e transportadores ganham maior segurança e previsibilidade. Isso pode resultar não apenas em redução de perdas logísticas, mas também em incentivo para novas áreas de produção, sobretudo em culturas ou ciclos que exigem transporte eficiente de insumos ou safra.
O governo estadual destaca que a condução da obra em várias frentes, a partir das extremidades, tem o objetivo de otimizar prazos e garantir uma entrega mais eficiente.
Além disso, a manutenção da rodovia, a implementação de acostamentos, drenagens e passagens de fauna são essenciais para garantir segurança, preservação ambiental e longevidade da obra.








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