Circuito Nelore avalia 760 animais em etapa realizada em Alta Floresta

Produtores de Mato Grosso se destacam pela qualidade genética e manejo dos rebanhos na 23ª etapa nacional promovida pela ACNB.

Circuito Nelore avalia 760 animais em etapa realizada em Alta Floresta
Ilustrativa

A cidade de Alta Floresta (MT) sediou, nos dias 13 a 15 de outubro, a 23ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, reunindo 760 animais avaliados no frigorífico Friboi. O evento é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do próprio frigorífico.

Foram analisadas carcaças de 660 bovinos terminados em confinamento e 100 criados a pasto, provenientes de quatro pecuaristas. Entre os 670 machos não castrados93% tinham até quatro dentes permanentes — ou seja, menos de três anos de idade — com peso médio de 21,8 arrobas. Nas 90 fêmeas77% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, com peso médio de 14,7 arrobas e 81% cobertura de gordura mediana. “Os resultados demonstram a excelência da genética Nelore e o comprometimento dos produtores da região”, destacou Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.

melhor lote de carcaças de machos ficou com André de Moraes Zucato, da Fazenda Mano Júlio VI (Ipiranga do Norte/MT)Devanir Della Rosa, da Fazenda Rosane (Nova Bandeirantes/MT), conquistou a medalha de prata e também o ouro na categoria de machos a pasto. A medalha de bronze foi para Alceu Elias Feldmann, da Fazenda Vale do Juruena I (Nova Bandeirantes/MT). Entre as fêmeas, o melhor lote foi o de Cristiano Rizzutto Lemos, da Fazenda Araguaia (Alta Floresta/MT).

Promovido desde 1999, o Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo e tem apoio de frigoríficos parceiros como Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda. O projeto avalia o desempenho dos rebanhos e valoriza o uso de genética superior, manejo sustentável e bem-estar animal, pilares que fazem do Nelore a raça responsável por cerca de 80% do rebanho de corte nacional.