Ciclone extratropical chega nesta semana
Saiba quando o tempo muda
Um ciclone extratropical previsto para se formar a partir de quinta-feira (20) e deve provocar uma forte mudança no tempo na Região Sul, com chuva intensa, tempestades, ventania e queda acentuada das temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo dados divulgados pela Meteored Meteorologia, as rajadas podem chegar a 100 km/h em algumas áreas após a passagem dos temporais, a mudança ocorre após um início de semana marcado por temperaturas próximas dos 30°C em grande parte do Sul. Além da formação do ciclone, uma frente fria e uma nova massa de ar frio devem avançar pela região, favorecendo uma rápida redução das temperaturas.
O processo de formação do sistema, chamado de ciclogênese, começa a ganhar força entre a Argentina e o Paraguai na noite de quarta-feira (19) e durante a madrugada de quinta-feira (20). No início da manhã de quinta, a previsão indica uma área de baixa pressão já formada sobre o Rio Grande do Sul. Neste primeiro momento, o maior potencial para chuvas intensas e tempestades severas se concentra no Oeste, nas Missões e na região Central do estado.
As instabilidades devem avançar ao longo da manhã. Até o fim do período, áreas da Campanha, Sul, Sudeste e da região de Porto Alegre também passam a ter condições para tempo severo. Durante a quinta-feira, a baixa pressão tende a se deslocar em direção ao Sudeste, enquanto sua frente fria associada começa a se organizar. A partir da tarde, segundo a Meteored Meteorologia, o risco de chuva intensa e tempestades alcança o Norte e a Serra do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste e Oeste do Paraná.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
A intensificação do vento também exige atenção. De acordo com a Meteored, rajadas entre 50 e 75 km/h podem atingir durante a tarde o Oeste, as Missões, o Norte e a Serra gaúcha, além do Meio-Oeste de Santa Catarina e do Sul do Paraná. Até a noite de quinta-feira, as instabilidades devem alcançar áreas centrais e do Sul de Santa Catarina e o Sul do Paraná. No Rio Grande do Sul, o risco permanece especialmente para a Serra, o Litoral, o Sul, o Sudeste e a região de fronteira da Campanha.
Ao mesmo tempo em que os temporais avançam, a entrada de ar frio começa a reduzir as temperaturas. Os primeiros efeitos são esperados no Rio Grande do Sul, no Meio-Oeste catarinense e no Oeste e Sudoeste paranaense. A mudança mais expressiva nos termômetros está prevista para sexta-feira (21). Nesse momento, o ciclone extratropical deverá estar completamente formado e em deslocamento sobre o oceano, abrindo espaço para o avanço da massa de ar frio sobre os três estados.

O ar frio deve alcançar amplamente o Sul do Brasil e provocar um novo episódio de temperaturas típicas de inverno. Mesmo com o sistema mais afastado da costa, a circulação associada ao ciclone ainda mantém o risco de ventos fortes. O período de maior atenção para as rajadas será entre a madrugada e a manhã de sexta-feira. A projeção da Meteored Meteorologia indica ventos entre 70 e 100 km/h no Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul, no Leste de Santa Catarina e também no Leste do Paraná.
A nova rodada de instabilidade ocorre poucos dias depois de episódios de tempo severo nos três estados do Sul. Nos últimos dias, tempestades concentradas principalmente entre áreas do Centro e Oeste da região provocaram queda de granizo e prejuízos. No Rio Grande do Sul, houve registro de danos em 17 cidades. Em Santa Catarina, o tempo severo esteve associado a deslizamentos de terra e a uma morte, conforme as informações apresentadas no levantamento.












