Trump anuncia tarifa global e impõe taxa de 10% ao Brasil

China foi sobretaxada em 34

Trump anuncia tarifa global e impõe taxa de 10% ao Brasil
Ilustrativa

Por Redação com informações da Agência Brasil | Agrofy News

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) um "tarifaço" global sobre impostos de importação. A data foi nomeada pelo republicano como o "Dia de Libertação". Ele confirmou uma taxa de 10% para os produtos brasileiros.

Trump prometeu implementar tarifas recíprocas a países que cobram taxa de importação de produtos americanos. No evento, ele anunciou tarifa de 20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China e 46% sobre o Vietnã.

Para fazer o cálculo de 10%, os americanos calcularam não apenas as tarifas aplicadas pelo Brasil. Também foi contabilizada a barreira não tarifária, obstáculos tributários e outras medidas que dificultam as vendas de bens dos EUA no mercado nacional.

O presidente confirmou ainda uma taxa de 25% sobre todos os veículos importados.

Em transmissão da Casa Branca, ele disse que a aplicação das tarifas aos outros países "é uma medida gentil" que tornará os "Estados Unidos grande novamente".

"Os números são tão desproporcionais, são tão injustos. Ao mesmo tempo, estabeleceremos uma tarifa mínima de 10%. [...] Isso será para ajudar a reconstruir nossa economia e prevenir fraudes", afirmou. "As nações estrangeiras finalmente serão convidadas a pagar pelo privilégio de acesso ao nosso mercado, o maior mercado do mundo."

No anúncio, ele fez críticas aos governos passados, em especial a administração de Joe Biden, por terem deixado outros países aplicarem elevadas taxas aos produtos norte-americanos, impactando a indústria nacional. Segundo ele, esses países "estão roubando" e "levando vantagem" dos EUA.

Tarifas anunciadas por Trump:

Vietnã: 46%
Sri Lanka: 44%
Bangladesh: 37%
Tailândia: 36%
China: 34%
Taiwan: 32%
Indonésia: 32%
Suíça: 31%
África do Sul: 30%
Paquistão: 29%
Coreia do Sul: 25%
Japão: 24%
União Europeia: 20%
Israel: 17%
Filipinas: 17%
Brasil: 10%
Reino Unido: 10%
Austrália: 10%
Chile: 10%
Singapura: 10%
Turquia: 10%
Colômbia: 10%

FONTE: AgrofyNews
Hits: 189