Setor avícola espera decisão da China sobre retomada das importações de frango
A avicultura brasileira aguarda a decisão da China sobre a retomada das importações de carne de frango, suspensas desde meados de maio após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial do Rio Grande do Sul.
A avicultura brasileira aguarda a decisão da China sobre a retomada das importações de carne de frango, suspensas desde meados de maio após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial do Rio Grande do Sul. Pesquisadores do Cepea apontam que o setor está otimista e confiante em um desfecho positivo nas próximas semanas, especialmente após a visita de representantes chineses ao Brasil, em setembro, para avaliar as medidas adotadas pelo país diante do episódio sanitário.
Até a suspensão, a China era responsável por cerca de 10% das exportações brasileiras de frango. Dados da Secex mostram que, entre janeiro e maio, a média mensal de embarques ao mercado chinês foi de 45,65 mil toneladas. Já de junho a agosto, o volume caiu drasticamente para apenas 191 toneladas, equivalente a 0,05% do total exportado pelo Brasil.
Segundo o Cepea, caso o embargo seja revertido, o Brasil está preparado para atender à demanda chinesa sem comprometer o abastecimento doméstico nem pressionar os preços internos da proteína. Atualmente, a China é o único país que mantém restrições à carne de frango brasileira.








Comentários (0)
Comentários do Facebook