Mercado de feijão iniciou abril em queda, aponta indicador Cepea/CNA
Após as valorizações observadas no primeiro trimestre, o mercado de feijão iniciou abril em queda, pressionado principalmente pela retração da demanda, aponta o indicador Cepea/CNA.
De acordo com a análise, diante da dificuldade de repasse das altas ao longo da cadeia, compradores reduziram o ritmo de aquisições, enquanto o mercado passa por um processo de ajuste, em busca de novo equilíbrio entre oferta e demanda.
Feijão carioca (notas 9 ou superior) – Fatores como coloração e umidade dos grãos limitaram a fluidez dos negócios. Entre 3 e 10 de abril, os preços recuaram 4,81% no Noroeste de Minas Gerais, em um cenário de maior direcionamento de estoques ao mercado e tentativa dos compradores de recompor margens no varejo. Também foram registradas quedas em praças de São Paulo, Goiás e Paraná. Em Santa Catarina, por outro lado, os preços apresentaram maior sustentação, refletindo a menor disponibilidade de lotes recém-colhidos.

Feijão carioca (notas 8 e 8,50) – Para os grãos de padrão intermediário predominou o movimento de queda na maior parte das regiões, influenciado pela maior oferta de produto comercial e pela retração da demanda. As exceções foram Curitiba (PR), com alta de 2,22%, e o Leste Goiano, com avanço de 0,54%, sustentados pela melhor qualidade dos lotes disponíveis. Nas demais praças, os recuos variaram de 0,83% em Itapeva (SP) a 4,03% no Centro e Noroeste de Goiás.
Feijão preto (Tipo 1) – O ajuste de preços também prevaleceu. O nível de estoques já formado pela indústria e os preparativos para a entrada da nova safra exerceram pressão sobre as cotações, mesmo diante da oferta limitada da primeira safra no Paraná e da expectativa de redução de área na segunda safra. Em Curitiba (PR), os preços recuaram 7,22%, influenciados pela necessidade de comercialização por parte dos produtores, enquanto em Sorriso (MT) houve estabilidade.
Assessoria de Comunicação CNA








Comentários (0)
Comentários do Facebook