ADM bate recorde e processa 5,4 milhões de toneladas de soja no Brasil

Companhia registra melhor desempenho histórico em esmagamento, refino e envase em 2025 e amplia capacidade industrial no país.

ADM bate recorde e processa 5,4 milhões de toneladas de soja no Brasil
Ilustrativa

A ADM alcançou em 2025 os maiores volumes de produção  de sua história no Brasil, com recordes no processamento de soja, no refino e no envase de óleo. A companhia superou 5,4 milhões de toneladas de soja processadas no país, consolidando o melhor desempenho anual de suas operações brasileiras.

O desempenho é atribuído à estrutura integrada da empresa no país, apoiada por investimentos em eficiência, confiabilidade e segurança, além de práticas de rastreabilidade e monitoramento da cadeia.

Ao longo do ano, a marca de 5,4 milhões de toneladas processadas ultrapassou o patamar de 2024. Também foram registrados volumes inéditos nas operações de refino e envase de óleo de soja.

Principais recordes de produção em 2025

Esmagamento de soja: +4,0% em relação a 2024

Refino de óleo de soja: +1,5% ante 2024

Envase de óleo de soja: +1% frente a 2024

“Os resultados de 2025 refletem a consistência da estratégia operacional da ADM no Brasil e os investimentos contínuos em eficiência e na expansão de nossas fábricas no país, com o objetivo de diversificar a oferta de produtos e agregar valor em todas as etapas do processo. Alcançar volumes recordes de esmagamento de soja é resultado de uma operação industrial e logística robusta, de processos confiáveis e de iniciativas assertivas para fortalecer nossa atuação ao longo da cadeia, aliando o aumento da produção à preservação por meio de práticas de agricultura sustentável e sistemas rigorosos de verificação”, afirma Andreieli Pinto, Vice-Presidente Operações América do Sul.

Além do desempenho no Brasil, a companhia também registrou o melhor ano de esmagamento de sua história na América do Sul. Unidades estratégicas como Rondonópolis, Campo Grande, Uberlândia Agro e Ipameri alcançaram seus maiores volumes históricos.

Segurança e eficiência operacional

O avanço produtivo foi acompanhado por resultados inéditos em segurança. Em 2025, a empresa não registrou nenhum evento com lesões graves ou fatalidades no Brasil, nem ocorrências de processo classificadas como críticas.

Entre os principais indicadores do período, destacam-se:

melhor índice histórico de frequência de incidentes

nenhum evento com lesões sérias ou fatalidades

nenhum acidente de processo crítico ou catastrófico

Os indicadores de confiabilidade também atingiram níveis recordes. O OEE (Eficiência Global dos Equipamentos) das linhas de envasados chegou a 83,3%, enquanto as operações de esmagamento e envase registraram níveis historicamente baixos de paradas não programadas (UDT).

“Esse conjunto de resultados consolida um padrão operacional sólido, baseado em segurança, eficiência e responsabilidade. É assim que a ADM constrói operações resilientes e mantém sua relevância em um mercado global cada vez mais exigente”, conclui Andreieli.

Expansão industrial amplia capacidade

Nos últimos anos, a ADM investiu na ampliação de três das sete plantas industriais de produção de farelo e óleo de soja no Brasil. As expansões foram realizadas em Campo Grande (MS), Porto Franco (MA) e Uberlândia (MG).

Com as adaptações, as unidades acrescentaram cerca de 400 mil toneladas por ano à capacidade de esmagamento.