Semana começa com forte contraste climático pelo Brasil

Frente fria derruba temperaturas no Sul e Sudeste; Norte tem chuva e demais regiões seguem com calor

Semana começa com forte contraste climático pelo Brasil
Ilustrativa

A semana começa com forte contraste climático no Brasil. Enquanto o Sul e parte do Sudeste, principalmente São Paulo, enfrentam a influência de uma frente fria, com temperaturas baixas e até formação de geada, o Centro-Oeste e o Nordeste registram calor e tempo firme.

De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, uma massa de ar polar avança sobre o Centro-Sul do país, derrubando as temperaturas e mantendo o tempo seco na maior parte da semana. O cenário é de tempo estável e poucas chances de chuva em boa parte do território nacional.

Segundo a MetSul, a segunda-feira (12) começa com tempo ensolarado no Rio Grande do Sul, céu claro e apenas nuvens esparsas na faixa litorânea. O amanhecer é frio, com neblina isolada que se dissipa com o nascer do sol. Há previsão de geada nas áreas serranas.

O frio mais intenso é esperado nos Campos de Cima da Serra, onde as mínimas devem ficar entre 1ºC e 3ºC. Em Santa Catarina, especialmente no Planalto Sul, os termômetros podem marcar 0ºC ou até valores negativos nas baixadas. Nessas áreas, há nova possibilidade de geada.

 

Na Grande Porto Alegre, as mínimas devem ficar próximas dos 10ºC. À tarde, as temperaturas sobem, com clima típico de outono.

São Paulo

Em São Paulo, a frente fria começa a se afastar nesta segunda-feira, e o avanço de uma massa de ar frio e seco, de origem polar, intensifica a queda nas temperaturas, principalmente durante a madrugada e início da manhã.

A circulação de ventos úmidos ainda mantém a previsão de chuva fraca na faixa leste. A partir de terça-feira (13), o sol volta a aparecer na maior parte do estado, mas o frio persiste, especialmente entre a noite e o amanhecer.

Onde deve chover na semana?

Na Região Norte, os maiores volumes de chuva são esperados no Amazonas, Roraima, Amapá e no norte do Pará, influenciados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continua ativa, especialmente sobre o Amapá.

No Nordeste, a maior parte da região terá pouca chuva. No entanto, pancadas isoladas e intensas podem ocorrer. Os maiores acumulados são previstos para o litoral da Bahia e trechos das costas de Sergipe e Alagoas. 

No Centro-Oeste, o tempo será seco em quase todas as cidades. Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão poucas ou nenhuma ocorrência de chuva, com instabilidades bastante isoladas. 

O Sudeste também terá uma semana de tempo firme. A chuva será escassa na maioria das cidades, com possibilidade de precipitação apenas na faixa litorânea. No interior da região, o tempo deve seguir seco. 

No Sul, a atuação de um centro de alta pressão no oceano mantém o tempo estável. A previsão é de ausência de chuva em quase todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Pode chover de forma isolada apenas no nordeste catarinense e na faixa litorânea do Paraná.

FONTE: AgrofyNews
Hits: 99