Previsão do tempo: sexta terá calor intenso, baixa umidade e chuva forte na Bahia
Frente fria e baixa umidade provocam contrastes no clima em diferentes regiões do país
A sexta-feira será marcada por contrastes no clima em diferentes regiões do país.
Enquanto grande parte do Sudeste segue com tempo firme, calor e baixa umidade, a atuação de uma frente fria intensifica as chuvas na Bahia, com risco de temporais em áreas sensíveis como o Recôncavo Baiano.
Ao mesmo tempo, instabilidades ganham força no Centro-Oeste e no Sul, e a Região Norte mantém pancadas em vários pontos, algumas com intensidade elevada.
Segundo a Climatempo, o tempo permanece estável na maior parte do Sudeste, com predomínio de sol em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais.
No norte, nordeste e noroeste mineiro, há previsão de pancadas de chuva fracas a moderadas ao longo do dia, influenciadas pela frente fria posicionada na altura do sul da Bahia.
Em áreas do noroeste de Minas Gerais, essas pancadas podem ocorrer com maior intensidade.
As temperaturas continuam elevadas, e a umidade relativa do ar cai em diversas áreas, especialmente em grande parte de São Paulo, no centro-leste mineiro e no interior capixaba. No norte e oeste paulista e no Triângulo Mineiro, os índices podem ficar abaixo de 20%.
As rajadas de vento variam ao longo do dia no oeste mineiro, em boa parte do estado de São Paulo e na faixa litorânea entre São Paulo e o sul do Espírito Santo. No Triângulo Mineiro, podem alcançar 70 km/h.
Região Centro-Oeste
A combinação de calor, umidade e a influência da frente fria na altura da Bahia organiza áreas de instabilidade, favorecendo pancadas de chuva no norte de Mato Grosso e de Goiás. A chuva também avança ao longo do dia para o oeste mato-grossense.
Durante a tarde, as instabilidades ganham força no oeste de Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso, com risco de temporais, impulsionados pela formação de uma área de baixa pressão no Paraguai, que direciona umidade da Região Norte para o sul do país.
Região Sul
Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul desde as primeiras horas do dia, inicialmente pelo litoral sul. Entre o início e o fim da manhã, o sistema alcança o sul gaúcho, provocando pancadas de chuva.
Ao longo do dia, a frente fria também provoca chuva moderada a forte no sudeste do estado, na Região Metropolitana de Porto Alegre e em áreas do interior, acompanhada de raios e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h no litoral. As pancadas avançam ainda para o nordeste gaúcho e para o sul de Santa Catarina.
No restante do Rio Grande do Sul e da Região Sul, o tempo permanece firme, com predomínio de sol. As temperaturas seguem elevadas, exceto no sul do estado, onde ficam mais amenas.
Rajadas de vento também variam entre 40 e 50 km/h no noroeste paranaense, no sul e interior catarinense e ao longo do litoral entre Paraná e Santa Catarina. Em grande parte do Paraná e no norte de Santa Catarina, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%.

Região Nordeste
A frente fria segue atuando sobre a Bahia, provocando chuva moderada a forte e risco de temporais, com acumulados elevados. A situação permanece de perigo no Recôncavo Baiano.
Na metade sul do Maranhão e do Piauí, as instabilidades continuam devido ao calor e à umidade. No oeste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, também há chance de pancadas e risco de temporais.
Nas demais áreas da região, o tempo permanece firme, com temperaturas elevadas.
Entre o norte do Piauí, interior do Ceará, oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%. Rajadas de vento de 40 a 50 km/h ocorrem ao longo do litoral nordestino e em boa parte da Bahia.
Região Norte
As pancadas de chuva perdem intensidade no Amazonas e em Roraima, mas ainda ocorrem de forma moderada a forte em grande parte da região. No Acre e em Rondônia, seguem ao longo do dia.
No Pará, a chuva é mais forte em grande parte do estado, com risco de temporais no interior e no sul. No Tocantins, as instabilidades continuam, também com risco de temporais. Já no Amapá, há chance de chuva na metade oeste.
No restante de Mato Grosso do Sul, no sudeste de Mato Grosso e na metade sul de Goiás, o tempo permanece firme, com sol predominante.
A umidade relativa do ar fica mais baixa no leste e sul de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e no extremo sudeste de Mato Grosso, podendo ficar abaixo de 20%. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h na metade leste e no sul de Mato Grosso do Sul e de Goiás.








Comentários (0)
Comentários do Facebook