Gigante estatal chinesa busca áreas no Brasil para expandir produção de grãos
Interesse foi reforçado em uma reunião com a Sociedade Nacional de Agricultura

Por redação com informações da SNA | Agrofy News
A Hulunbuir State Farm Group, uma das principais estatais agrícolas da China, iniciou buscas por áreas no Brasil para o cultivo de soja, milho e algodão.
O interesse foi reforçado em uma reunião virtual realizada na última quinta-feira (13) com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), dando continuidade ao acordo de cooperação firmado entre as partes em fevereiro deste ano.
Durante o encontro, Guo Ping, presidente do grupo chinês, destacou que pretende aplicar tecnologias avançadas utilizadas na China para impulsionar a produção de grãos no Brasil.
Para isso, autorizou pesquisas imediatas para compra ou arrendamento de terras agrícolas aptas ao plantio de milho e soja.
A viabilidade da negociação dependerá da legislação brasileira sobre aquisição de imóveis rurais por estrangeiros. A SNA já consultou seu setor jurídico para avaliar as condições legais para viabilizar a entrada da empresa chinesa no setor agrícola nacional.
Sementes resistentes ao frio
Durante a reunião, Guo Ping questionou se o Brasil dispõe de sementes de soja e milho adaptadas a baixas temperaturas. Ele explicou que, em algumas propriedades na China, as temperaturas podem chegar a -5°C, exigindo cultivares mais resistentes ao frio.
Diante do questionamento, o presidente da SNA, Hélio Sirimarco, sugeriu uma aproximação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que possui expertise no desenvolvimento de sementes, tecnologias agrícolas e fertilizantes regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"Temos facilidade em conectar a estatal chinesa a instituições brasileiras do setor, como a Embrapa, que pode detalhar todas as fases da cadeia produtiva e apresentar soluções tecnológicas para o plantio no Brasil", afirmou Sirimarco.
Comercialização dos grãos
Outro tema discutido foi a comercialização dos grãos no Brasil. O vice-presidente da SNA explicou que o país possui um mercado altamente monitorado, com acompanhamento diário tanto das demandas internas quanto das exportações.
A estatal chinesa demonstrou interesse em entender melhor as dinâmicas de precificação e logística de distribuição.
Parceria no setor pecuário
Em troca do apoio da SNA para sua entrada no Brasil, a Hulunbuir State Farm Group propôs um intercâmbio para apresentar sua tecnologia no setor pecuário.
A estatal chinesa é referência em irrigação e manejo agrícola, áreas de grande interesse para o agronegócio brasileiro.
"A China tem uma tecnologia muito avançada no setor de irrigação, o que nos interessa especialmente para regiões como o Vale do São Francisco, onde esses sistemas são essenciais para a produtividade", destacou Sirimarco.
Conexão com startups do agro
Outro desdobramento da parceria envolve o SNASH, ecossistema de inovação apoiado pela SNA, que reúne mais de 150 startups do setor agropecuário em diferentes estados brasileiros.
A entidade avaliará a viabilidade de promover intercâmbios tecnológicos entre o hub de inovação e a estatal chinesa, criando oportunidades para a troca de conhecimento e desenvolvimento de novas soluções para o setor.
Hits: 171
Comentários (0)
Comentários do Facebook