Pé de soja com quase 12 mil vagens surpreende e vence concurso em MS

Produtora de primeira viagem conquista o título do 25º Concurso Pé de Soja Solteiro

Pé de soja com quase 12 mil vagens surpreende e vence concurso em MS
Ilustrativa

Imagine um único pé de soja carregando quase 12 mil vagensFoi exatamente isso que aconteceu e apareceu em Laguna Carapã, no Mato Grosso do Sul, durante a tradicional Festa do Pé de Soja, que elege anualmente o pé mais produtivo da cidade.

O evento, que também celebra o aniversário do município, integra o calendário oficial de Mato Grosso do Sul e busca valorizar tanto a força produtiva quanto o lado turístico da região.

Os pés de soja que concorrem passam por cuidados especiais durante cerca de seis meses, com manejo controlado de iluminação, temperatura e nutrição, sob supervisão técnica.

Neste ano, a grande vencedora foi a produtora Rosemar Fonseca de Souza, da comunidade do Carapã. Em sua primeira participação no concurso, ela conquistou o primeiro lugar com um pé de soja que somou 11.813 vagens com sementes — o segundo melhor resultado em 25 anos de história da competição.

Pelo feito, Rosemar levou para casa uma moto zero-quilômetro, avaliada em R$ 20 mil.

 

Apesar de confiante no desempenho da planta, a produtora admite que a vitória foi uma surpresa.

"Cuidei desse pé de soja com muito carinho, estudei estratégias para melhorar a produtividade e deu muito certo! Estou muito feliz e orgulhosa depois de tanto trabalho e dedicação", disse emocionada.

concurso registrou 20 pés de soja inscritos nesta edição — um número expressivo para a região. O nível da competição também impressionou: para se ter uma ideia, em 2023, o pé campeão havia produzido pouco mais de 4 mil vagens. 

soja_pevagens

A força da soja em Laguna Carapã

Com cerca de 6,7 mil habitantes distribuídos entre a sede e os distritos de Carapã, Bocajá e Bom Fim, Laguna Carapã se destaca na produção agrícola.

Segundo dados da Aprosoja/MS, o município possui 128.872,64 hectares dedicados ao cultivo da soja, com uma produção estimada de 41,47 sacas por hectare neste ciclo. 

O evento no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico contou com a presença do governador Eduardo Riedel e do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck. 

Riedel destacou a importância de unir tradição e desenvolvimento."É sempre importante valorizarmos nossas tradições. É uma festa que envolve o setor produtivo e toda a sociedade, não só de Laguna, mas da região. Temos exposição agropecuária, shows e o campeonato, que reforça a importância da soja na nossa cultura e na economia", afirmou. 

secretário Jaime Verruck também ressaltou o avanço da produção agrícola no Estado:

"Os produtores conseguem, com o uso de tecnologia, obter produtividades cada vez mais elevadas. O concurso mostra o empenho dos produtores em fazer plantas cada vez mais eficientes", completou. 

FONTE: AgrofyNews
Hits: 58