Frio retorna ao Sul e chuvas atingem o Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba

Nova massa de ar polar derruba as temperaturas e traz risco de temporais em diversas regiões

Frio retorna ao Sul e chuvas atingem o Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba
Ilustrativa

A semana será marcada pelo avanço de frentes frias e o retorno da chuva em diversas regiões do Brasil, segundo alerta agroclimático da Rural Clima. A previsão indica ainda a chegada de uma massa de ar polar, que vai derrubar as temperaturas no Sul.

De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, uma frente fria deve provocar chuvas nesta terça-feira (15) no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, leste do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, além de áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Matopiba, Pará e Rondônia.

Na quarta-feira (16), o tempo tende a firmar no Sul, enquanto as instabilidades continuam na faixa central e norte do país.

Já na sexta-feira (18), uma nova frente fria deve ingressar pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas ao Centro-Sul brasileiro.

Entre os dias 20 e 22, a previsão é de tempo firme no Sul com a chegada de uma massa de ar polar. Apesar da queda nas temperaturas, a Rural Clima descarta a ocorrência de geadas, mesmo nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A partir do dia 23, a tendência é de retorno das chuvas em grande parte do país. Santos ressalta que a segunda quinzena de abril será marcada por instabilidades frequentes em diversas regiões produtoras.


Paraguai terá chuva e queda de temperatura

Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, o Paraguai inicia a semana com tempo aberto. No entanto, entre terça e quarta-feira, uma frente fria deve levar chuvas às regiões que fazem fronteira com o Paraná e Mato Grosso do Sul.

No dia 18, outro sistema deve intensificar as chuvas no país. Em seguida, a chegada de uma massa de ar polar no dia 20 vai estabilizar o tempo e provocar queda nas temperaturas, que devem permanecer baixas até o dia 23. Novas ondas de frio são esperadas apenas em maio. 

Inmet emite alertas para chuvas intensas e ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu diversos alertas para esta terça-feira (15).

Um alerta laranja, de perigo, está em vigor para chuvas intensas em áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Roraima e em todo o Acre. O volume pode chegar a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 km/h.

Além disso, dois alertas amarelos, de perigo potencial, foram emitidos:

O primeiro abrange Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e todo o Mato Grosso do Sul, com previsão de até 50 milímetros de chuva em 24 horas e ventos de até 60 km/h. 
O segundo inclui Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, além de todo o Amapá, Tocantins e o Distrito Federal, com condições semelhantes de chuva e vento.
Tempo em São Paulo: instabilidades perdem força

Em São Paulo, esta terça-feira será de tempo mais estável. O sol aparece entre poucas nuvens em boa parte do estado, com possibilidade de chuva fraca a moderada, especialmente na faixa leste. O risco de transtornos é considerado baixo. 

Na Grande São Paulo, os termômetros devem variar entre 18°C e 26°C. Em Bauru, há chance de chuva passageira entre a tarde e a noite, com temperaturas entre 18°C e 28°C. 

Mesmo em dias de tempo firme, a Defesa Civil alerta para os riscos associados a temporais localizados, como alagamentos, deslizamentos e quedas de árvore em áreas vulneráveis.

Minas Gerais tem pancadas de chuva e variação de temperatura

A previsão para Minas Gerais nesta terça-feira (15) indica céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Central Mineira, Norte, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

Nas regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste e Metropolitana, o tempo varia entre parcialmente nublado a nublado, também com pancadas isoladas. 

Nas demais áreas do estado, há possibilidade de chuva isolada. As temperaturas devem variar entre 13°C e 37°C.

redação com informações da Agência Safras | Agrofy News

FONTE: AgrofyNews
Hits: 86