Com 16,7 sacas por minuto, produtor bate recorde brasileiro de colheita de soja
Operando pessoalmente uma New Holland CR 10.90, Ricardo Basso colheu 481,2 toneladas em 8 horas na região de Luís Eduardo Magalhães

O que você pode fazer em 8 horas? Para Ricardo Basso, produtor de Luís Eduardo Magalhães (BA), esse foi o tempo necessário para bater o recorde de colheita de soja no Brasil.
Operando pessoalmente uma colhedora CR 10.90 IntelliSense™ da New Holland, com configuração original, Basso colheu impressionantes 481,2 toneladas em 8 horas consecutivas, estabelecendo um novo recorde para a agricultura brasileira.
A façanha foi certificada pelo RankBrasil, uma entidade independente que homologa recordes nacionais desde 1999.
“Não é fácil bater um recorde como este. É um desafio muito difícil. A expectativa quando planejamos era que fosse mais fácil, mas não foi. Existem muitas variáveis que precisam sair bem para que tudo funcione. No momento, as mãos suam, mas foi muito gratificante. Todos estavam comprometidos em alcançar o recorde. Me senti muito feliz por ter conseguido”, explica Basso.
“Estamos muito orgulhosos de poder participar da conquista desse novo recorde, que também é um recorde para a agricultura brasileira. A New Holland busca oferecer a nossos clientes produtos e serviços inovadores que permitam otimizar o trabalho no campo, reduzir custos e aumentar a produtividade, aproveitando melhor as janelas operacionais, que são cada vez mais estreitas. Com soluções como a CR IntelliSense™, que conta com tecnologia de inteligência artificial incorporada, estamos contribuindo para que o agro brasileiro mostre toda sua força, batendo recordes a cada dia”, afirma Márcio Contreras, diretor de Marketing Comercial da New Holland para América Latina.
Equipada com uma plataforma New Holland by MacDon de 50 pés Draper, a CR 10.90 IntelliSense™ cobriu uma área de 131 hectares, colhendo o equivalente a 8.020 sacos de soja no total (mais de 1.000 sacos/h), operando a uma velocidade média de 11,1 km/h e com um percentual de perda de apenas 0,4%.
O recorde anterior, registrado em 2017 em uma propriedade em Formosa do Rio Preto (BA), também foi alcançado por uma máquina New Holland: a CR 8.90, que colheu 439,7 toneladas de soja em 8 horas consecutivas. Naquela ocasião, a velocidade média de operação foi de 8,5 km/h.
Segundo Adílio Campolina, gerente regional de Serviços Oeste BA/PI de PME Máquinas, concessionária da New Holland, a colhedora recordista é uma máquina de uso habitual do cliente e o desafio foi deixá-la na melhor condição possível para obter o desempenho desejado.
“Além de empresário e agricultor, Ricardo Basso sempre participa da operação. Ele conhece muito bem o cultivo e sabe até onde pode exigir mais da máquina. A combinação de tudo isso, o planejamento junto com o conhecimento do produtor, foi o fator chave para tornar esse recorde possível”, diz.
Para Marcel Gregório, gerente da Divisão Oeste BA/PI de PME Máquinas, sem a proximidade da concessionária com o cliente, talvez não teria sido possível concretizar o recorde.
“Nosso principal diferencial é a relação com o cliente. Quando um cliente consegue bater um recorde como esse, com um produto de uso comum, é uma grande alegria. O mérito é totalmente de Basso, mas nos sentimos parte deste momento, de poder superar nosso próprio recorde a cada dia”, destaca.
Durante o processo de colheita, a CR 10.90 IntelliSense™, que pesa quase 22 toneladas, não apresentou falhas mecânicas e praticamente não teve perda de grãos. Conectada ao 100%, a informação de colheita foi monitorada em tempo real.
“Foi uma colheita em condições reais, em uma área real, onde a máquina entregou, além da qualidade do grão, o desempenho robusto esperado dela”, afirma Mauro Maraia, especialista em Marketing Tático de Colhedoras da New Holland.
Colheita recorde no Brasil
Segundo o RankBrasil, o desempenho da CR 10.90 IntelliSense™ demonstra a evolução da agricultura brasileira e a capacidade do país de se destacar no cenário global de produção de grãos.
Um exemplo disso é a projeção realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê uma colheita recorde no país para 2024/25, com 328,3 milhões de toneladas, das quais 167,4 milhões de toneladas são de soja, um aumento de 13,3% em relação à colheita anterior.
“Este recorde foi incrível e foi uma honra presenciar a façanha pessoalmente, pois marca a história da agricultura brasileira e do RankBrasil. A tecnologia avança a cada dia, já que seguimos esse processo há 8 anos e notamos a evolução da maquinaria agrícola e a forma como os profissionais realizam o trabalho no campo. Parabéns a todos, não apenas a Ricardo Basso, mas também à equipe da PME e da New Holland, que trabalharam arduamente para que este recorde fosse possível”, afirma Luciano Cadari, diretor do RankBrasil.
Colhedora recorde: sobre a CR IntelliSense™
A CR 10.90 IntelliSense™, a maior máquina produzida no Brasil, está destinada à colheita de grãos em grandes áreas produtivas. Com tecnologia de inteligência artificial, permite ao operador escolher entre diferentes estratégias de colheita, de acordo com as condições do cultivo e o objetivo que se deseja alcançar.
O sistema IntelliSense™ apresenta um conceito de colheita ainda mais preciso e eficiente, que ajuda a aumentar a produtividade. Além disso, a linha CR vem de série com uma cabine mais espaçosa e confortável, iluminação LED, telemetria integrada e um sistema de proteção contra pedras, entre outras tecnologias.
A tecnologia IntelliSense™ é aplicada em colhedoras fabricadas pela New Holland na Europa desde 2018 e se tornou um sucesso nesse continente, graças à sua facilidade de operação e precisão. Além da CR 10.90, o sistema também vem de fábrica na CR 9.90 e é opcional para as CR 7.90 e CR 8.90.
A CR 10.90, por sua vez, acumula um histórico de sucessos. Em 2014, a máquina conquistou o título de Guiness World Records ao colher impressionantes 797,6 toneladas de trigo em apenas oito horas.
Por redação | Agrofy News
Hits: 65
Comentários (0)
Comentários do Facebook