Embarques de soja seguem firmes no primeiro semestre e somam 68 milhões de toneladas em 2025

Os embarques brasileiros de soja alcançaram 13,9 milhões de toneladas no mês de junho, segundo dados da ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais).

Embarques de soja seguem firmes no primeiro semestre e somam 68 milhões de toneladas em 2025
Ilustrativa

Os embarques brasileiros de soja alcançaram 13,9 milhões de toneladas no mês de junho, segundo dados da ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais). O volume confirma o ritmo acelerado das exportações no primeiro semestre de 2025, totalizando 68,1 milhões de toneladas do grão entre janeiro e junho — resultado praticamente estável na comparação com o mesmo período de 2024.

Entre os portos, Santos liderou o escoamento no mês, com 740 mil toneladas de soja embarcadas, seguido por São Luís/Itaqui (461 mil toneladas) e Barcarena (399 mil toneladas). Além da soja em grão, o país exportou em junho 1,67 milhão de toneladas de farelo de soja, 566 mil toneladas de milho e volumes residuais de trigo.

O destaque do relatório é a recuperação parcial do milho, que registrou embarques acima de meio milhão de toneladas em junho, ainda abaixo do ritmo de 2023, mas mostrando reação na comparação com os primeiros meses do ano.

Considerando todos os produtos acompanhados pela ANEC (soja, farelo, milho e trigo), o Brasil exportou cerca de 16,1 milhões de toneladas em junho, consolidando a força do agronegócio no comércio exterior mesmo diante de desafios logísticos e climáticos.

 

Com informações da ANEC
FONTE: Agro+
Hits: 74