Governo de Goiás publica novo edital para melhoria de agroindústrias de pequeno porte
Parceria entre Seapa, Sebrae e Senai amplia ações de qualificação em estabelecimentos agroindustriais em todo o estado
Nova edição amplia o número de vagas e inclui agroindústrias que processam produtos de origem animal, vegetal, bebidas e polpas de frutas Foto: Giovanna Curado
A segunda edição do Projeto de Promoção da Melhoria da Qualidade das Agroindústrias do Estado de Goiás, coordenado pela Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai selecionar 60 agroindústrias de pequeno porte. A iniciativa atenderá unidades dos 246 municípios goianos que produzem alimentos.
O projeto prevê consultorias técnicas do Senai por nove meses, com foco em boas práticas, qualificação e adequação às normas sanitárias. As agroindústrias serão distribuídas entre 12 regionais da Agrodefesa: Rio Araguaia, Rio Caiapó, Rio Corumbá, Rio Almas, Rio das Antas, Rio de Ouro, Rio dos Bois, Rio Itiquira, Rio Paranã, Rio Paranaíba, Rio Verdão e Rio Vermelho. Cada regional conta com número pré-estipulado de vagas, conforme especificado no edital. Caso alguma regional não preencha sua cota, as vagas poderão ser remanejadas para outras localidades. A distribuição considera a necessidade de fortalecer cadeias produtivas locais, ampliar a competitividade e assegurar a segurança do alimento goiano, além de gerar acesso a novos mercados.

Ampliação
Nesta edição, a quantidade de atendimentos dobrou e serão beneficiadas 60 agroindústrias de pequeno porte. A primeira edição teve como foco o processamento de produtos de origem animal. Agora, podem participar unidades que trabalham com produtos de origem animal, vegetal, bebidas e polpas de frutas, conforme legislações federais e estaduais aplicáveis, disponíveis no edital. As unidades que atingirem no mínimo 85% das conformidades receberão o Selo Alimento Confiável. Os recursos do projeto são provenientes do Tesouro Estadual, no valor de 270 mil reais, e do Sebrae, no valor de 630 mil reais.
Os interessados devem preencher o formulário padrão de cadastro e enviar a documentação até 9 de janeiro de 2025. Será exigido o envio de informações pessoais, dados completos da agroindústria, comprovantes de registro nos serviços de inspeção e documentos de classificação, além das declarações constantes nos anexos do edital.
O edital e toda a documentação necessária para a inscrição estão disponíveis no site da Seapa (https://goias.gov.br/agricultura/projeto-de-promocao-da-melhoria-da-qualidade-das-agroindustrias-do-estado-de-goias/). Em caso de dúvidas, a Gerência de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Agropecuárias está à disposição no número (62) 3201-8992.
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás








Comentários (0)
Comentários do Facebook