Chuva se intensifica no Norte e persiste no Centro-Oeste e Sudeste

Previsão indica acumulados elevados em SP, MS e no Norte do país

Chuva se intensifica no Norte e persiste no Centro-Oeste e Sudeste
Ilustrativa

previsão do tempo para esta semana indica volumes expressivos de chuva em diferentes regiões do país, com destaque para o Norte, partes do Centro-Oeste, Sudeste e áreas pontuais do Sul, segundo análise da MetSul Meteorologia.

No Norte do Brasil, os maiores acumulados devem ocorrer no Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o padrão de precipitações intensas, especialmente no Amapá e no norte do Pará.

Na Região Nordeste, a maior parte do território deve registrar pouca ou nenhuma chuva.

 

Ainda assim, há possibilidade de pancadas localizadas e intensas em trechos da faixa litorânea. Os maiores volumes são esperados entre o norte do Maranhão e o Rio Grande do Norte, além da costa da Bahia. 

No Centro-Oeste, a instabilidade continua mais forte do que o habitual para esta época do ano.

A chuva, que já deveria estar diminuindo, segue presente em quase todas as áreas. O Mato Grosso do Sul concentra os maiores volumes, com registros muito acima da média de abril, associados a temporais isolados gerados pelo ar tropical quente e úmido.

Sudeste e Sul

situação é semelhante no Sudeste, onde todos os estados devem ter dias de chuva. Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro terão redução nos volumes, mas o estado de São Paulo pode registrar acumulados significativos em várias cidades.

Já no Sul do Brasil, as maiores precipitações devem se concentrar no Paraná e em Santa Catarina, com acumulados localmente elevados.

No norte do Rio Grande do Sul, há chance de chuva com volumes mais expressivos, mas, no restante do estado, a semana será marcada por tempo mais seco ou com precipitações pouco significativas.

redação com informações da MetSul | Agrofy News

FONTE: AgrofyNews
Hits: 75