Frente fria avança e provoca instabilidade em várias regiões do Brasil nesta quinta-feira

Tempestades ganham força no Sul, enquanto pancadas isoladas atingem o Sudeste, Centro-Oeste e Norte; calor persiste em boa parte do país

Frente fria avança e provoca instabilidade em várias regiões do Brasil nesta quinta-feira
Ilustrativa

Nesta quinta-feira (16), o tempo volta a ficar instável em boa parte do Brasil.

Tempestades ganham força no Sul, enquanto pancadas mais irregulares atingem o Sudeste, Centro-Oeste e Norte, segundo a Climatempo.

Uma nova frente fria deve avançar sobre o país no fim de semana, espalhando novas áreas de instabilidade.

Em São Paulo, o clima esquenta durante o dia e pode esfriar à noite, segundo o Imatempo. 

O tempo permanece estável em grande parte do Estado de São Paulo devido à atuação de uma massa de ar seco. 

Durante o dia, o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas sobem de forma significativa, gerando sensação de calor e tempo abafado em todo o território paulista.

À noite, com o resfriamento, as temperaturas diminuem e há possibilidade de garoas e formação de nevoeiros, especialmente nas regiões do setor leste.

Na capital, as temperaturas variam entre 17 °C e 29 °C. Em Ribeirão Preto, mínima de 21 °C e máxima de 33 °C. 

Em Minas Gerais, o dia será de céu claro a parcialmente nublado na maior parte do estado. Nas regiões dos vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e na Zona da Mata, o tempo fica parcialmente nublado. A temperatura mínima deve ser de 11 °C e a máxima de 37 °C.

No Espírito Santo, a previsão é de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia.

Sul 

De acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo muda no Rio Grande do Sul após uma sequência de dias ensolarados e de temperatura agradável.

Embora o sol ainda apareça em parte do dia, a atmosfera se instabiliza e a chuva atinge a maioria das regiões gaúchas. A instabilidade começa pela madrugada no Oeste e avança ao longo do dia. Há risco de raios e granizo isolado, especialmente nas regiões Noroeste, Norte e Central. 

Mais ao Sul e no Leste do estado, o volume de chuva deve ser baixo, com aumento de nebulosidade e precipitações rápidas. Em Porto Alegre, há possibilidade de não chover.

A instabilidade deve continuar na sexta e no sábado, com chuva mais abrangente e volumosa em boa parte do território gaúcho.

Em Santa Catarina, o Oeste pode registrar temporais desde a manhã, enquanto no Paraná as pancadas se tornam mais frequentes à tarde, avançando para regiões centrais e oeste. 

Centro-Oeste 

A quinta-feira deve ter instabilidade isolada, com potencial para chuvas fortes em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Em Mato Grosso, há possibilidade de temporais na parte norte.

Mesmo com a nebulosidade e a chuva, as temperaturas permanecem elevadas em boa parte dos municípios. 

Nordeste 

O litoral leste da região pode ter chuva fraca  e localizada, influenciada pela umidade vinda do oceano. No interior, o predomínio será de tempo firme e calor intenso. A umidade relativa do ar deve cair nas horas mais quentes da tarde. 

Norte 

As chuvas mais volumosas se concentram no Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará e do Tocantins. Há risco de temporais pontuais no oeste do Amazonas. Em Roraima e no norte do Amapá, as pancadas tendem a ser rápidas e de menor intensidade.