Avanço: Moegão de Paranaguá chega a 75 porcento e vai receber 24 milhões de toneladas de grãos
Maior obra portuária pública em andamento no país promete transformar a operação ferroviária e ampliar a capacidade do Porto de Paranaguá
De acordo com o cronograma, a conclusão total deve ocorrer até janeiro de 2026. (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)
O Porto de Paranaguá caminha para um salto logístico histórico. A construção do Moegão, considerada a maior obra portuária pública em andamento no Brasil, atingiu 75% de execução e promete transformar a operação ferroviária do terminal paranaense.
Segundo a Portos do Paraná, o avanço das obras inclui 83,17% da parte civil, 80,33% da mecânica e 48,93% da parte elétrica já concluídas. A entrega total está prevista para janeiro de 2026.
Quando entrar em operação, o Moegão terá capacidade para receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano, atendendo aos terminais do Corredor de Exportação Leste (Corex).
“Estamos antecipando o aumento da movimentação de cargas que chegará por aqui a partir dos investimentos na ampliação do modal ferroviário que ocorrerão em breve. Paranaguá não será um gargalo para o receptivo de trens”, afirma Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Padrão logístico e aumento da eficiência
O Governo do Paraná, por meio da Portos do Paraná, investe R$ 650 milhões na construção do Moegão, com recursos próprios e financiamento do BNDES.
Atualmente, o porto descarrega em média 550 vagões por dia. Com o Moegão, esse número pode chegar a 900 vagões diários, com 180 vagões descarregados a cada cinco horas em um único ponto de descarga.
As cargas seguirão por correias transportadoras até 11 terminais interligados, de onde serão embarcadas para exportação.

O novo sistema eliminará manobras ferroviárias dentro dos armazéns e reduzirá o número de cruzamentos com interrupções nas vias de acesso portuário de 16 para cinco, melhorando o fluxo e a segurança operacional.

Obra integrada a novos projetos
O Moegão faz parte de um conjunto de investimentos estruturantes que reposicionam o Porto de Paranaguá no cenário logístico nacional e internacional.
Desde 2019, a Portos do Paraná já leiloou nove áreas portuárias, atraindo R$ 5,1 bilhões em investimentos privados.
As concessões garantem segurança jurídica, modernização da infraestrutura e ampliação da capacidade operacional.
Píer em “T” e expansão da exportação
Entre os novos projetos está o Píer em “T”, que estará conectado ao Moegão.
Os leilões de abril de 2025 (PARs 14, 15 e 25) vão viabilizar o investimento de R$ 2,2 bilhões pelas arrendatárias, dos quais R$ 1,2 bilhão será destinado à construção do píer, com quatro novos berços de atracação.
O Governo do Estado ainda fará um aporte adicional de R$ 1 bilhão.

O novo píer contará com um sistema de esteiras transportadoras de alta capacidade, elevando o ritmo de embarque de 3 mil para 8 mil toneladas por hora. Além disso, navios de maior porte poderão operar, ampliando a movimentação de cargas e reduzindo custos logísticos.
Canal de acesso e calado mais profundo
Outro passo decisivo para essa transformação ocorreu com a concessão do canal de acesso marítimo, leiloado na B3 em 22 de outubro. O consórcio vencedor deverá aprofundar o canal, aumentando o calado dos atuais 13,3 metros para 15,5 metros em até cinco anos.
A mudança permitirá que os navios passem a carregar até 125 mil toneladas de grãos e farelos, ante as 78 mil toneladas atuais.
“É um ganho expressivo na competitividade do Porto de Paranaguá”, destaca Garcia.
A concessão inclui ainda a instalação do VTMIS (Vessel Traffic Management and Information System) — sistema que aprimora o controle do tráfego de embarcações, reforçando a segurança da navegação, da vida humana e do meio ambiente.
O recurso também dará mais agilidade ao trabalho dos práticos, profissionais responsáveis por conduzir os navios até a atracação.







Comentários (0)
Comentários do Facebook