Obra de R$ 110 milhões promete impulsionar o escoamento da safra no Rio Grande do Sul
Valor investido é parte de um pacote de obras destinadas a vias e rodovias, que somam quase R$ 1 bilhão
O governo do Rio Grande do Sul está investindo mais de R$ 110 milhões na pavimentação da rodovia RSC-392, um trecho considerado estratégico para destravar a safra e melhorar o escoamento da produção agrícola.
A via liga Tupanciretã ao distrito de Santa Tecla, na Região Central do estado, uma das áreas mais produtivas em grãos, especialmente soja.
Dos 40 quilômetros previstos, já foram concluídos 34,5 km de terraplenagem e 25 km receberam pavimentação, segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
O projeto foi desenvolvido para suportar tráfego intenso de cargas, com acostamentos mais largos e pavimento reforçado para aumentar a durabilidade e a segurança.
O investimento faz parte de um pacote maior destinado a rodovias estaduais, que soma quase R$ 1 bilhão.
Impacto direto no agronegócio
Para os produtores gaúchos, a pavimentação representa redução de custos logísticos e ganho de eficiência no transporte de grãos e insumos.
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, afirma que a rodovia é fundamental para o agronegócio por conectar regiões de alta produção agrícola.
Cooperativas rurais também relatam melhorias e destacam que, com o avanço das obras, produtores que antes enfrentavam dificuldades para escoar grãos em dias de chuva passaram a operar com menos interrupções.
Economia local
Em Tupanciretã, moradores enxergam a obra como oportunidade de desenvolvimento. Além de facilitar o trânsito comercial, a pavimentação deve ampliar o acesso a serviços e abrir espaço para novas oportunidades econômicas.
A RSC-392 integra um conjunto de obras que inclui a pavimentação da ERS-566 na Fronteira Oeste, com investimento de R$ 125 milhões, e da ERS-020 e ERS-427 na Serra Gaúcha, voltadas também ao turismo.
O governo estadual ampliou os aportes em infraestrutura após a revisão de concessões e a redução de tarifas de pedágio, reforçando a estratégia de integração logística.
A duplicação de trechos da BR-392 também é considerada essencial para facilitar o escoamento da produção até o Porto de Rio Grande, ampliando a competitividade das exportações gaúchas.









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