Avanço em obras logísticas reforça escoamento da produção agropecuária em Mato Grosso e Goiás
A Ponte de Luís Alves, que cruza o Rio Araguaia, é considerada uma infraestrutura vital para a integração logística entre os dois estados, grandes polos da produção agropecuária nacional.

Nesta terça-feira (17), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de uma reunião na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, ao lado do ministro Renan Filho. O encontro teve como pauta o andamento de obras logísticas estratégicas para o agronegócio nos estados de Mato Grosso e Goiás, com destaque para a conclusão da Ponte de Luís Alves, na BR-080/GO/MT, e a pavimentação da BR-158/MT.
A Ponte de Luís Alves, que cruza o Rio Araguaia, é considerada uma infraestrutura vital para a integração logística entre os dois estados, grandes polos da produção agropecuária nacional. “O encabeçamento da ponte é fundamental para a logística da região do Araguaia”, afirmou Fávaro. Ele também celebrou os avanços em outras frentes, como o destravamento do licenciamento da BR-242 e o progresso na BR-080. “A logística está chegando de forma eficiente ao estado de Mato Grosso”, completou.
Renan Filho destacou a importância da obra no contexto do Novo PAC. “A Ponte de Luís Alves viabiliza um importante corredor logístico para a agricultura, reduz custos de transporte e aumenta a competitividade do setor produtivo. É um compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento nacional”, declarou.
Durante a reunião, o deputado federal José Nelto (GO) ressaltou o impacto positivo dessas obras para o agronegócio brasileiro. Já o senador Jayme Campos (MT) elogiou os investimentos federais realizados nas rodovias que cortam o estado.
Obras que conectam produção ao mercado
A infraestrutura em questão não apenas facilita o escoamento de grãos como soja, milho e algodão — carro-chefe da economia de Mato Grosso — como também promove o desenvolvimento socioeconômico da região. A BR-158/MT é uma das principais rotas logísticas do estado, sendo amplamente utilizada por produtores para transportar suas safras aos portos e centros de consumo, tanto nacionais quanto internacionais.
A finalização da ponte e a pavimentação dos trechos estratégicos da malha rodoviária devem contribuir para a redução de custos logísticos, aumento da segurança no transporte e maior eficiência na conexão entre regiões produtoras e mercados consumidores.
Com informações do Mapa
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