Gigante da Expointer: touro Brahman surpreende e bate recorde de peso

Com 1.430 quilos, Falcão entrou para a história da feira ao quebrar a hegemonia das raças europeias

Gigante da Expointer: touro Brahman surpreende e bate recorde de peso
Ilustrativa

Falcão, um touro Brahman de sete anos, entrou para a história da 48ª Expointer  ao registrar 1.430 quilos, tornando-se o animal mais pesado já apresentado na feira.

O feito marca a primeira vitória de uma raça zebuína nesse título, antes sempre dominado por exemplares das europeias Charolês, Limousin e Devon.

A conquista veio logo na estreia da Cabanha Talismã, de Içara (SC), no evento.

“Em nossa primeira vez, ganhar o título de animal mais pesado com um zebu é uma satisfação muito grande”, afirma Edinaldo Souza Borges, cuidador do Falcão, que na propriedade é chamado de Hércules.

Segundo ele, a trajetória do animal começou cedo.

“Ele é nascido em nossa cabanha, foi vendido como touro jovem e recomprado dois anos depois. É um bom reprodutor, utilizamos a genética dele, os bezerros que nasceram dele se destacam. Ele foi ganhando peso e a gente viu que ele convertia bem, por isso decidimos vir para a Expointer”.

Vantagens do Brahman


A Cabanha Talismã dedica-se exclusivamente à criação da raça Brahman, destacada pela docilidade e capacidade de ganho de peso.

“É uma raça excelente para cruzamento industrial, pelo ganho de peso. E na nossa região em Santa Catarina, as raças europeias não se adaptaram, o Brahman se deu muito bem pela rusticidade e todo mundo só quer o Brahman por lá”, explica o tratador. 

Próxima disputa 

Além do título inédito, Falcão (ou Hércules, como é chamado em casa) está inscrito para o campeonato da raça Brahman, cujo julgamento será realizado na terça-feira (2/9), às 8h, na Pista Central da Expointer.