Feijão carioca sobe em fevereiro com oferta no menor nível em dez anos

Enquanto janeiro foi marcado por uma recuperação expressiva dos preços do feijão preto no Brasil, em fevereiro são os valores do feijão carioca que ganham destaque.

Feijão carioca sobe em fevereiro com oferta no menor nível em dez anos
Ilustrativa

Enquanto janeiro foi marcado por uma recuperação expressiva dos preços do feijão preto no Brasil, em fevereiro são os valores do feijão carioca que ganham destaque. Levantamento do Cepea indica que, na média parcial do mês até o dia 12, os preços do grão já estavam mais de 20% acima dos registrados em janeiro. Em algumas regiões produtoras, a valorização supera 30%.

Segundo pesquisadores do Cepea, o movimento de alta é sustentado pelas dificuldades de colheita e pela redução de área tanto da primeira quanto da segunda safra. A disponibilidade de feijão, inclusive, caminha para o menor nível da última década.

Dados divulgados pela Conab apontam que a safra brasileira de feijão está estimada em 2,97 milhões de toneladas, o menor volume em quatro anos, desde a temporada 2021/22. Quando somados os estoques iniciais e as importações, a disponibilidade interna deve alcançar 3,09 milhões de toneladas, configurando o menor patamar em dez anos, desde 2015/16, quando foi estimada em 3,04 milhões de toneladas.

Com informações do Cepea