Fábricas, produtos e sustentabilidade: o plano de R$ 7 bilhões da Nestlé para o Brasil até 2028

Investimento bilionário foca em expansão fabril, desenvolvimento de novos produtos e agricultura regenerativa

Fábricas, produtos e sustentabilidade: o plano de R$ 7 bilhões da Nestlé para o Brasil até 2028
Ilustrativa

Nestlé Brasil anunciou um novo ciclo de investimentos no país, com previsão de aplicar R$ 7 bilhões entre 2025 e 2028.

O plano contempla a modernização industrial, inovação em categorias estratégicas, expansão de unidades produtivas e avanços em sustentabilidadeem resposta ao crescimento contínuo da operação brasileira.

“O Brasil se estabeleceu como um dos três mercados mais importantes da Nestlé globalmente e peça central na estratégia de crescimento da Zona Américas. Este novo montante vai contribuir para que a operação brasileira siga como um motor de crescimento da companhia”, afirmou Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

Os investimentos serão distribuídos entre diferentes frentes. No setor de chocolates e confeitaria (Confectionery), área na qual o Brasil lidera como maior mercado da companhia no mundo, o destaque é a ampliação da fábrica de Vila Velha (ES), com novas linhas para chocolates, bombons e chocobiscuits — impulsionando marcas como Caribe e Serenata de Amor.

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No segmento de cafés, a empresa reforça a estratégia de premiumização. A unidade de Montes Claros (MG) será expandida para aumentar a produção de cápsulas da linha Nescafé Dolce Gusto, enquanto em Araras (SP) será instalada uma nova linha de extração de café solúvel.

A operação da Nestlé Professional, voltada ao canal de alimentação fora do lar (Out Of Home), também será ampliada e deve alcançar 30 mil máquinas de bebidas até o fim de 2025 — consolidando a liderança global da unidade.

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Nutrição e pet care

Na categoria de nutrição, a planta de Ituiutaba (MG) receberá novos aportes voltados à produção de fórmulas infantis e leites de crescimento, com foco em marcas como Ninho, Nestogeno e Nestonutri.

No cenário global, a Nestlé investe cerca de 1,7 bilhão de francos suíços por ano em pesquisa e desenvolvimento, incluindo estudos em nutrição materno-infantil.

segmento de nutrição animal também recebe destaque. A marca Purina inaugura em agosto sua nova fábrica em Vargeão (SC), construída com tecnologia de indústria 4.0. 

investimento de R$ 2,5 bilhões, realizado no ciclo anterior, posiciona o Brasil como plataforma exportadora de alimentos úmidos para pets, com destino à América Latina, Estados Unidos e Europa.

“Nosso foco está no fortalecimento do core, na premiunização de categorias e na aceleração de marcas com alto potencial. Em 2025, estamos intensificando o trabalho com itens que chamamos de ‘turbo’ como Chocotrio, Nescafé Farmers Origins e bebidas prontas para adultos”, acrescenta Melchior.

Avanços em sustentabilidade

No eixo de sustentabilidade, a Nestlé Brasil vai ampliar projetos de eficiência energética em diversas unidades fabris. Todas as 18 fábricas da companhia já utilizam alguma fonte de energia elétrica renovável.

A empresa também pretende expandir a adoção da agricultura regenerativa nas cadeias produtivas de cacau, leite e café.

Hoje, mais de 40% dessas matérias-primas são obtidas de propriedades que adotam práticas regenerativas, superando com folga a meta global prevista para 2025, de 20%.

“A sustentabilidade está impulsionando o valor dos negócios por meio de impacto positivo em larga escala. Aceleramos nossa jornada ESG criando resiliência nas nossas principais cadeias produtivas, que são a do cacau, do leite e do café”, reforça o CEO.

Presença da Nestlé no Brasil

Com mais de um século de atuação no Brasil, a Nestlé mantém 18 fábricas em operação nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

A empresa também conta com 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers responsáveis por vendas, promoções, armazenamento e logística.

A operação brasileira emprega mais de 30 mil pessoas e segue posicionada como uma das mais relevantes para a multinacional suíça, combinando inovação, inclusão e sustentabilidade em larga escala.

FONTE: AgrofyNews
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