Governo lança nova compra pública de arroz para sustentar preços e reforçar estoques

O governo federal autorizou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a adquirir 110 mil toneladas de arroz de produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina por meio de Contratos de Opção de Venda (COV).

Governo lança nova compra pública de arroz para sustentar preços e reforçar estoques
Ilustrativa

A medida, publicada nesta quarta-feira (13) na Portaria Interministerial nº 26, conta com recursos de R$ 181,1 milhões e visa recompor os estoques públicos e dar suporte ao setor produtivo em meio à queda de preços no mercado interno.

Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, a ação resulta de diálogo com representantes do setor e oferecerá valores até 15% acima do preço mínimo definido para o grão, acrescidos de custos logísticos e financeiros. “É uma compra em que pagamos mais do que o mercado está pagando hoje, para garantir renda ao produtor e, ao mesmo tempo, assegurar um preço justo para o consumidor nas prateleiras”, afirmou. Os contratos poderão ser exercidos entre agosto e outubro, e o primeiro leilão deve ocorrer até o fim da próxima semana.

Além da nova rodada de COV, a Conab também poderá adquirir até 20 mil toneladas de arroz por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), mecanismo da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) que assegura remuneração mínima aos agricultores. No fim do ano passado, já havia sido realizada uma primeira rodada de leilões de COV, com 3.396 contratos e 91,7 mil toneladas negociadas.

As medidas buscam conter os efeitos da desvalorização do arroz, provocada por uma combinação de grande oferta no mercado interno, boas perspectivas para a safra mundial e a retomada das exportações asiáticas, que ampliam a disponibilidade global do grão.

 

Com informações da Conab