Comercialização de etanol hidratado em São Paulo registra pior desempenho da safra 2025/26

O mercado de etanol hidratado no estado de São Paulo registrou, na primeira semana de julho, o menor volume de comercialização da atual safra 2025/26, iniciada em 1º de abril.

Comercialização de etanol hidratado em São Paulo registra pior desempenho da safra 2025/26
Ilustrativa

O mercado de etanol hidratado no estado de São Paulo registrou, na primeira semana de julho, o menor volume de comercialização da atual safra 2025/26, iniciada em 1º de abril. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), foram negociados quase 20 milhões de litros a menos do combustível em comparação à semana anterior — queda de 40,4%.

De acordo com o Cepea, o recuo se deve principalmente à retração dos demandantes no mercado spot paulista. Já abastecidos por compras anteriores, os compradores reduziram significativamente as aquisições. Por outro lado, usinas mantiveram os preços firmes, mesmo diante da baixa liquidez, sustentadas por estoques ainda reduzidos neste início de safra.

Os preços, segundo o levantamento, oscilaram pouco. Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou em R$ 2,6055 por litro (valor líquido de ICMS e PIS/Cofins), o que representa uma leve queda de 0,17% frente à semana anterior. Já o etanol anidro teve variação positiva de 0,11% no mesmo período, cotado a R$ 2,9996/litro, também líquido de impostos.

O cenário de estoques enxutos e demanda enfraquecida indica um mercado de curto prazo com baixa movimentação, mas com preços relativamente estáveis. A evolução da safra e a possível retomada da demanda serão determinantes para os próximos movimentos do setor.

 
Com informações do Cepea
FONTE: Agro+
Hits: 46