Cibra lança Fiagro de R$ 150 milhões para ampliar oferta de fertilizantes e destravar crédito ao produtor
Objetivo é fortalecer a comercialização de fertilizantes voltados às cadeias de soja e milho em momento de crédito restrito
A Cibra, uma das maiores fabricantes de fertilizantes do país, anunciou a criação de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) Fiagro de R$ 150 milhões para impulsionar sua estratégia de financiamento e ampliar a oferta de insumos ao agronegócio brasileiro.
O fundo, estruturado com gestão da Opea e coordenação do Itaú BBA, é o segundo produto desse tipo lançado pela companhia.
O objetivo é fortalecer a comercialização de fertilizantes voltados principalmente às cadeias de soja e milho, em um momento em que a liquidez do mercado de crédito rural segue mais restrita.
A operação possibilita à empresa elevar sua capacidade de giro, garantindo recursos para vender insumos com prazos alinhados ao ciclo da safra.
Para o CEO da Cibra, Santiago Franco, o novo Fiagro é um instrumento essencial para apoiar produtores e ampliar alternativas financeiras dentro do setor.
“Esse fundo reforça nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras que sustentem o crescimento do agronegócio e fortaleçam a cadeia produtiva como um todo”, afirma.
Já o gerente financeiro da companhia, Brunno Leto, destaca que o Fiagro funciona como uma resposta ao cenário de maior seletividade bancária.
“A emissão garante a liquidez necessária para as operações e reforça a capacidade de planejamento das empresas, mesmo em um ambiente de crédito mais apertado”, explica.
Para Renato Barros Frascino, head de agronegócio da Opea, a movimentação reflete uma tendência consolidada entre empresas de insumos.
“Cada vez mais companhias têm recorrido a estruturas como FIAGROs FIDCs, Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Certificado de Recebíveis (CRs) para acessar o mercado de capitais e viabilizar vendas de insumos com prazo safra, mesmo diante dos desafios atuais do agronegócio”, afirma.

Sobre a Cibra
Com quase 30 anos de atuação, a Cibra está entre as maiores e mais inovadoras produtoras de fertilizantes do país. A empresa tem sede em Camaçari (BA), conta com participação dos grupos Omimex (EUA) e Anglo American (Reino Unido), e opera 14 unidades fabris voltadas à produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais polos agrícolas do Brasil.
Foi pioneira no lançamento do Jarilo, plataforma de Inteligência Artificial voltada ao agronegócio, e na oferta de comércio eletrônico de fertilizantes por meio da CibraStore.
Sobre a Opea
A Opea atua como hub de crédito estruturado, oferecendo soluções integradas para empresas, investidores e estruturadores.
Com expertise em operações via mercado de capitais e tecnologias voltadas à escalabilidade, a companhia trabalha próxima de cada cliente para viabilizar operações financeiras que destravam crescimento e transformação nos negócios.








Comentários (0)
Comentários do Facebook