Brasil presença na Ásia e fecha novos acordos para exportar produtos do agro

País fortalece parcerias com Japão, Índia, Singapura, Coreia do Sul e Egito; Lula e Fávaro cumprem agendas oficiais na Indonésia e na Malásia

Brasil presença na Ásia e fecha novos acordos para exportar produtos do agro
Ilustrativa

O Brasil vai vender castanha para o Japão, ovos processados para Singapura, heparina purificada suína para medicamentos na Coreia do Sul, carne de pato, coelho e aves para o Egito e derivados de ossos bovinos para produção de gelatina, chifres e cascos industriais à Índia, segundo informa nota do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Ministério das Relações Exteriores.

O governo já contabiliza 460 novos negócios fechados, desde 2023. Somente para a Ásia, o agro brasileiro envia 37% de sua exportação.  Só o Japão, por exemplo, importou mais de US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2024.

Em Singapura, o país importa mais de 90% dos alimentos que consome e demanda insumos padronizados, com vida-de-prateleira mais longa, característica dos ovos processados.

A Coreia do Sul também registrou, em 2024, quase US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, incluindo soja, sucroalcooleiro, cereais e farinhas.

O  Egito vem se fortalecendo como parceiro estratégico do Brasil principalmente depois de reconhecer a certificação halal e pela previsibilidade de abastecimento dos produtos brasileiros. 

Na Índia, em missão recente do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ao país, ficou acordada a exportação de derivados de ossos bovinos, chifres e cascos do Brasil, para uso industrial como matéria-prima para gelatina, indústria têxtil, entre outras aplicações.

Ministro Fávaro na Indonésia e Malásia 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, integra a comitiva brasileira ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem à Ásia, com agendas oficiais na Indonésia e na Malásia, entre 23 e 28 de outubro.

Nos dois países, estão previstos encontros com autoridades e representantes do setor agropecuário, com o objetivo de estreitar a cooperação econômica e ampliar o acesso dos produtos brasileiros a novos mercados. Também estão na pauta acordos voltados ao intercâmbio de práticas agrícolas sustentáveis.

De 24 a 28 de outubro, Lula participará em Kuala Lumpur, a convite do primeiro-ministro malaio Anwar Ibrahim, da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

No dia 28, o presidente também participará da 30ª Cúpula do Leste Asiático, onde apresentará a visão do governo brasileiro sobre resiliência econômica e cooperação entre a ASEAN e o BRICS.