Feijão-carioca volta a subir no fim de agosto
Preços se recuperam após restrição das vendas por produtores
O preço do feijão-carioca voltou a subir no fim de agosto nas regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), após um período de desvalorização ao longo do mês.
A colheita da terceira safra aumentou a oferta e manteve a pressão sobre as cotações pelo terceiro mês consecutivo. Com os preços em níveis mais baixos, porém, produtores reduziram o ritmo das vendas, contribuindo para a recuperação parcial dos valores na segunda metade do mês.



Segundo pesquisadores do Cepea, os compradores continuaram cautelosos e demonstraram menor disposição para pagar preços mais altos, o que limitou o ritmo das negociações. A postura dos vendedores, por outro lado, ajudou a sustentar as cotações, com menor oferta de lotes a valores reduzidos.
No mercado de feijão-preto, os preços permaneceram relativamente estáveis. A sustentação veio da demanda por lotes de melhor qualidade e da menor disponibilidade durante a entressafra, em um cenário de oferta reduzida na temporada.












