EMATER/RS: sanidade e nutrição equilibradas mantêm leite de qualidade
Segundo a EMATER/RS, o fim das pastagens de inverno não impactou a produção leiteira, sustentada por boa nutrição e manejo sanitário eficiente.
Os rebanhos apresentam condição corporal e sanidade adequadas, apesar do fim do ciclo das pastagens de inverno. A produção de leite está estável ou elevada na maior parte das regiões. Em alguns sistemas, os animais recebem complementação nutricional quando necessário. Houve registros pontuais de parasitas, como carrapatos e bernes, mas o manejo sanitário e o acompanhamento dos animais têm permitido a manutenção da qualidade do leite e do desempenho produtivo.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a alimentação se baseou principalmente em pastagens de trevo em algumas propriedades, o que evitou quedas expressivas na produção, mesmo com o fim do ciclo das pastagens de aveia e de azevém. Na Fronteira Oeste, os pastejos se concentraram nas pastagens perenes de verão e no campo nativo, uma vez que as espécies anuais de verão não estão em condições adequadas. Em Santana do Livramento, observou-se aumento do número de produtores assentados formalizados e atuando por meio de cooperativa local.
Na de Caxias do Sul, ocorridas chuvas não ocasionaram problemas nos úberes, o que manteve a produção com qualidade compatível aos parâmetros exigidos pela legislação

Na de Frederico e na de Santa Rosa, o aporte nutricional com silagem e concentrados foi necessário para manter a produção em níveis satisfatórios.
Na de Ijuí, a produção se reduziu, sobretudo nos sistemas conduzidos a pasto. O escore corporal e a sanidade estão apropriados.
Na de Passo Fundo, as vacas em lactação foram mantidas em pastagens, com complementação de silagem. Os animais apresentaram alto escore corporal, e a produção de leite está elevada. Houve registros pontuais de carrapatos e de bernes.
Na de Pelotas, a sanidade dos rebanhos está adequada, e a produção estável.
Na de Porto Alegre, a produção ficou elevada devido às condições de campo e climáticas favoráveis à oferta de forragem.
As informações são do EMATER/RS







Comentários (0)
Comentários do Facebook