Fenasucro & Agrocana 2025 reúne líderes e inovações para impulsionar a transição energética
A abertura da 31ª edição da Fenasucro & Agrocana, realizada no dia 12 de agosto em Sertãozinho (SP), consolidou-se mais uma vez como a maior feira mundial de bioenergia.
O evento contou com mais de 600 marcas expositoras e visitantes de mais de 60 países, reforçando a expectativa de superar os R$ 10,7 bilhões movimentados na edição passada.
Neste ano, o foco esteve em transição energética, mobilidade de baixo carbono e políticas sustentáveis, com destaque para lançamentos de tecnologias e inovações voltadas a toda a cadeia da bioenergia.
A abertura oficial foi marcada pela 12ª Conferência DATAGRO Ceise Br Fenasucro, às 13h30, com o tema “Combustível do Futuro – Brasil Líder Mundial da Transição Energética”. O presidente da DATAGRO, Plínio Nastari, recebeu Arnaldo Jardim, presidente da Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde e relator do programa Combustível do Futuro, para um debate sobre o papel do Brasil na liderança global do setor.
Na sequência, às 15h, ocorreu o cerimonial de desenlace, com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, além de autoridades e lideranças do segmento. “Entregamos mais uma edição histórica, com os principais nomes do setor, muita inovação, tecnologia e debates sobre os temas que vão trilhar o futuro da bioenergia”, afirmou Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana.

Debates estratégicos
A programação de conteúdo começou pela manhã, às 9h, com o painel “A coletividade como ferramenta de impulso para aumentar a rentabilidade da atividade canavieira – Canaoeste”. O gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato, e o analista de mercado da Pecege Consultoria e Projetos, Raphael Delloiagono, apresentaram dados atualizados sobre custos de produção de cana-de-açúcar, expectativas para a safra e perspectivas de preço e rentabilidade em 2025. Na ocasião, também houve a entrega de certificados do programa Canaoeste Green.
Inovação e sustentabilidade
Até o dia 15 de agosto, a feira apresentou cerca de 3 mil produtos e soluções voltadas para biogás, hidrogênio verde, combustível sustentável de aviação (SAF), captura de carbono, mecanização, automação e gestão de processos. Foram mais de 100 horas de conteúdo distribuídas nos auditórios Fenasucro e Zanini e no novo espaço FenaBio, dedicado às energias renováveis.
O evento teve como presidente de honra Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag). Em compromisso com a responsabilidade socioambiental, o programa Canaoeste Green compensou as emissões de gases de efeito estufa geradas durante a feira, preservando áreas de vegetação nativa em propriedades rurais.







Comentários (0)
Comentários do Facebook