Fiemt recebe comitiva chinesa e reforça diálogo para atração de investimentos em Mato Grosso
A visita integra um conjunto de ações de aprofundamento do relacionamento institucional entre Mato Grosso e a China, conduzidas pela Agência Mato-grossense de Promoção de Investimentos (Invest MT).
Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) recebeu, nesta terça-feira (4), uma comitiva chinesa composta por representantes de instituições e empresas, em uma agenda voltada ao fortalecimento das relações internacionais e à prospecção de oportunidades de investimento no estado.
A visita integra um conjunto de ações de aprofundamento do relacionamento institucional entre Mato Grosso e a China, conduzidas pela Agência Mato-grossense de Promoção de Investimentos (Invest MT). O objetivo é apresentar o potencial produtivo do estado, identificar áreas estratégicas de cooperação e abrir caminhos para parcerias empresariais e institucionais.
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, destacou que Mato Grosso é um dos estados mais estratégicos do Brasil, líder na produção de commodities e em constante avanço em tecnologia, infraestrutura e inovação. “É uma honra receber a delegação chinesa na Federação das Indústrias. A China já é um parceiro fundamental do nosso estado, e queremos fortalecer ainda mais essa relação, ampliando investimentos, parcerias e oportunidades de negócios. Estamos preparados para apoiar cada empresa interessada em investir aqui.”
Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), José Wenceslau de Souza Júnior, é preciso ressaltar que o estado, representado pelas federações (comércio, indústria e agronegócio), segue unido para gerar oportunidades, atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento.
.jpeg)
Visita integra um conjunto de ações de aprofundamento do
relacionamento institucional entre Mato Grosso e a China
A comitiva chinesa demonstrou interesse prioritário em áreas como exploração portuária, logística integrada, infraestrutura de transporte, implantação de plantas industriais, incluindo a possibilidade de instalação de fábrica de caminhões, cadeias produtivas dos setores têxtil e alimentício, investimentos imobiliários, parcerias comerciais Brasil–China, além de cooperação técnica nas áreas de educação, inovação e tecnologia.

“Esta é minha primeira visita ao Brasil e acreditamos que, a partir de agora, traremos regularmente representantes industriais e empresas chinesas para conhecer o mercado local. Vemos no Brasil, especialmente em Mato Grosso, um enorme potencial, tanto na produção de alimentos quanto em setores como logística, imóveis, educação e indústria. Nosso objetivo é fortalecer a cooperação entre China e Brasil e construir parcerias duradouras.”, pontuou a Ceo da Lanceford International, Li Xiaoli.
Também participaram da agenda representantes da Rumo Logística e da Prefeitura de Campo Verde, município apontado como estratégico para atração de investimentos estrangeiros, com potencial para projetos industriais e desenvolvimento regional. Também esteve presente o diretor-presidente da Agência de Promoção de Investimentos de Mato Grosso (Invest MT), Mirael França Praeiro.
A comitiva também manteve relacionamento com instituições de ensino e pesquisa, com destaque para a apresentação dos produtos, serviços e do catálogo de cursos do UniSenai, fortalecendo o intercâmbio em formação técnica, inovação e cooperação acadêmica.
Texto: Vívian Lessa








Comentários (0)
Comentários do Facebook