Previsão do tempo: Brasil tem quinta com pancadas de chuva, temporais e calor

Instabilidade segue como marca do verão e há alerta para volumes elevados de chuva sobretudo no Sudeste e Centro-Oeste

Previsão do tempo: Brasil tem quinta com pancadas de chuva, temporais e calor
Ilustrativa

Nesta quinta-feira (05), o clima no Brasil continua sob a influência do verão: calor e muita umidade no ar, nuvens carregadas que se formam ao longo do dia e trazem chuvas fortes e temporais isolados em vários pontos do país.

Em muitas áreas, como na região serrana do Rio de Janeiro, a chuva já é frequente desde ontem e o solo está bastante úmido, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e transtornos em áreas urbanas e rurais.

A circulação de umidade e sistemas de instabilidade mantém as condições para pancadas de chuva e riscos de tempestades em boa parte do Brasil.

O Sudeste e o Centro-Oeste seguem entre as regiões mais afetadas, com chuva persistente ao longo do dia e risco de ventos fortes seguidos de trovoadas. Ao mesmo tempo, o Nordeste vê o retorno das chuvas mais fortes em muitas áreas, enquanto o Sul oscila entre momentos de chuva e períodos de sol e calor.

Apesar da chuva, o calor continua presente em boa parte do território e as temperaturas quentes, como nas regiões Norte e Centro-Oeste, inclusive com possibilidade de ultrapassar os 36°C em algumas localidades.

Já no Sudeste, a partir desta quinta, as temperaturas entram em tendência de queda, especialmente em São Paulo.

As condições climáticas podem mudar rapidamente ao longo do dia em diferentes localidades.

Região Norte

No Norte, a quinta começa com sol e calor, mas o padrão de umidade favorece a formação de pancadas de chuva com trovoadas ao longo da tarde e da noite, especialmente no Amazonas, Acre, Rondônia e Pará.

• Mínima: 23°C

• Máxima: 34°C

Região Nordeste

O Nordeste vê a volta significativa das chuvas em boa parte da região após um período mais seco. Pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas, são esperadas no interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e partes de Pernambuco.

No Maranhão e oeste da Bahia, a chuva também pode ser forte em momentos isolados do dia.

• Mínima: 22°C

• Máxima: 34°C

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a quinta terá tempo instável com chuvas a qualquer hora, em especial à tarde e à noite. O volume pode ser elevado em várias áreas, com chance de temporais isolados.

O calor não dá trégua e segue forte, principalmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

• Mínima: 20°C

• Máximas: 36°C

Região Sudeste

No Sudeste, o padrão de instabilidade prossegue. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ter chuvas intensas e volumosas em vários momentos, muitas vezes com trovoadas e risco de ventania.

Atenção motorista: em áreas urbanas, há potencial para alagamentos devido a pancadas de chuva que ocorrem rapidamente ao longo do dia, com altos índices pluviométricos.

• Mínima: 18°C

• Máxima: 32°C

Região Sul

O Sul combina momentos de chuva com períodos de sol e calor, com instabilidade mais concentrada em áreas do Paraná e de Santa Catarina.

Há possibilidade de chuvas fortes com trovoadas e até queda de granizo em alguns pontos, além de nevoeiro pela manhã em partes do Rio Grande do Sul.

• Mínimas: 16°C

• Máximas: 33°C

Em resumo

A quinta-feira no Brasil tem no cardápio a continuidade do calor, seguido de grande umidade e muita variação no tempo ao longo do dia. Em várias regiões, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a chuva pode vir forte com risco de temporais, enquanto no Sul e Norte o calor e os períodos de sol se misturam com nuvens carregadas e precipitações.