China mira projetos de portos e hidrovias no Brasil

Carteira apresentada pelo governo inclui seis projetos hidroviários e concessões dos canais de Santos, Itajaí e Rio Grande

China mira projetos de portos e hidrovias no Brasil
ilustrativa

Foto: Divulgação / MPort

Empresas chinesas dos setores de infraestrutura, logística e navegação demonstraram interesse em projetos brasileiros de portos e hidrovias durante missão do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) à China e a Singapura, encerrada nesta sexta-feira (28). A agenda também resultou em um acordo para a criação de um Corredor Verde e Digital de Navegação entre Brasil e Singapura.

Entre as companhias que participaram das reuniões estão China State Construction Engineering Corporation (CSCEC), China Communications Construction Company (CCCC), China Merchants Port Holdings, COFCO, Hutchison Ports, Shanghai Dredging Company e COSCO Shipping. A delegação brasileira também se reuniu com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics.

O governo apresentou aos investidores projetos previstos para 2026 e 2027 nos segmentos portuário, hidroviário e aeroportuário.

Hidrovias e canais entram no radar

No setor hidroviário, a carteira reúne seis projetos, entre eles as hidrovias dos rios Madeira, Tapajós, Tocantins e Paraguai, além da Hidrovia Verde e do sistema Lagoa Mirim. Também foram apresentados projetos de concessão dos canais de acesso aos portos de Santos (SP), Itajaí (SC) e Rio Grande (RS).

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, a intenção é ampliar a participação de investidores estrangeiros na infraestrutura brasileira. “O interesse que encontramos na Ásia é resultado da segurança institucional e regulatória que o Brasil oferece, mas também da capacidade de modelarmos bons projetos”, afirmou.

A missão passou por Pequim, Xangai e Singapura.

Brasil e Singapura terão Corredor Verde e Digital

Em Singapura, o MPor, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério dos Transportes de Singapura assinaram um Memorando de Entendimento para cooperação na criação de um Corredor Verde e Digital de Navegação entre os dois países.

O acordo prevê iniciativas voltadas à descarbonização e à digitalização do transporte marítimo, incluindo estudos sobre combustíveis de baixa ou nenhuma emissão de gases de efeito estufa, pesquisa e desenvolvimento, instrumentos financeiros e intercâmbio de informações.

A delegação brasileira também se reuniu com a PSA International, operadora portuária e logística que movimentou mais de 105 milhões de TEUs em 2025 e tem presença no Brasil por meio da Exologística Brasil, em Itajaí.

65 milhões de TEUs

Durante a missão, o ministro visitou ainda o Porto de Tuas, em Singapura, onde conheceu tecnologias de automação e digitalização das operações portuárias. O empreendimento está em implantação e, quando concluído, em 2040, terá capacidade para movimentar até 65 milhões de TEUs por ano. O projeto foi concebido para receber grandes navios porta-contêineres e incorpora medidas de adaptação à elevação do nível do mar.

Segundo o MPor, a missão buscou aproximar investidores asiáticos da carteira brasileira de concessões e projetos de infraestrutura. O próximo passo será transformar as manifestações de interesse em participação efetiva nos projetos que forem levados ao mercado.