Brasil terá terça de temporais no Sul e Sudeste e calor intenso no Nordeste
Condições atmosféricas variam pelo país, com áreas sob instabilidade e outras enfrentando tempo seco e temperaturas elevadas
A terça-feira (18), será marcada por mudanças expressivas no tempo em diferentes regiões do Brasil.
A atuação de uma área de baixa pressão entre a costa do Sul e Sudeste, somada ao avanço de uma frente fria, favorece pancadas de chuva, temporais e variações de temperatura, especialmente no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste e Norte, segundo a Climatempo.
No Nordeste, o calor segue intenso e a umidade do ar permanece muito baixa.
No Sul, a baixa pressão mantém o tempo instável no norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e no sul e leste do Paraná. Nesses locais, são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e risco de temporais, sobretudo no extremo norte gaúcho e nas áreas leste catarinense e paranaense.
A metade sul do Rio Grande do Sul deve ter um dia mais firme, com predomínio de sol, assim como o noroeste do Paraná. As temperaturas não sobem muito, especialmente em Santa Catarina e no sul do Paraná, onde o clima será mais ameno.
Sudeste
A frente fria segue influenciando o tempo na região e provoca chuva forte desde a manhã em várias áreas de São Paulo, com risco de temporais isolados no sul, leste, litoral, interior e nordeste paulista.
No Rio de Janeiro, a chuva chega ao longo do dia. No sul do Espírito Santo, as pancadas são esperadas mais à noite. Norte e noroeste de Minas continuam com tempo firme. As temperaturas diminuem em boa parte de São Paulo e no sul mineiro.
A capital paulista terá um dia instável devido à frente fria, com chuva a qualquer hora, risco de temporais localizados e rajadas de vento fortes. A máxima prevista é de 28°C e a mínima, de 18°C.
Minas Gerais também terá tempo instável em razão do avanço da frente fria pelo litoral da região. O dia deve ficar nublado, com possibilidade de chuva a qualquer momento no centro-sul e no oeste mineiro. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta e as chances de chuva se estendem para as regiões Norte e Leste do estado.
Centro-Oeste
Em Mato Grosso do Sul, pancadas de chuva ocorrem desde a madrugada, principalmente no norte, leste e nordeste do estado. No sul, a chuva aparece de forma mais isolada.
Mato Grosso registra pancadas desde cedo no norte, noroeste e interior, que avançam ao longo do dia para áreas mais a oeste. No sudeste do estado, instabilidades também são esperadas.
Em Goiás, a chuva se concentra na metade sul. No restante do Centro-Oeste, o tempo firme e o calor predominam. As temperaturas ficam mais amenas apenas na metade sul de Mato Grosso do Sul.

Nordeste
O tempo firme predomina em grande parte da região, com destaque para o calor intenso e a baixa umidade relativa do ar no Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e em boa parte da Bahia.
Há chance de chuva isolada apenas no interior do Maranhão e do Piauí. No sul da Bahia, novas áreas de instabilidade podem provocar chuva moderada a forte.
Norte
A instabilidade volta a ganhar força em quase toda a região. No Amazonas, são esperadas pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais em alguns pontos, especialmente no Acre e no oeste do estado.
No Amapá e no sul e oeste do Pará, as pancadas continuam ao longo do dia. Rondônia e Roraima também registram aumento das chuvas, enquanto Tocantins e parte do Pará seguem com tempo mais firme. As temperaturas permanecem elevadas e o clima abafado predomina.








Comentários (0)
Comentários do Facebook