Plantio avança com tempo seco, mas frio e chuva devem retornar ao Sul e Sudeste

Dia começa com frio e nevoeiro em áreas isoladas, tempo seco no Centro-Oeste e interior do Nordeste

Plantio avança com tempo seco, mas frio e chuva devem retornar ao Sul e Sudeste
Ilustrativa

tempo firme em boa parte do Brasil ao longo desta semana deve favorecer os trabalhos no campo, com avanço do plantio da safra de inverno e da colheita do milho segunda safra.

Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas permanecem restritas a áreas específicas da Região Norte e do Nordeste.

A meteorologista Ludmila Camparotto destaca que as precipitações seguirão concentradas em Roraima, Amapá, Maranhão, norte do Pará e litoral do Nordeste.

“As temperaturas durante a semana devem seguir baixas na faixa leste do Brasil, com mínimas entre 6°C e 8°C no sul de Minas Gerais”, observa Ludmila.

Entre os dias 12 e 16 de julho, as chuvas devem voltar a atingir o litoral do Sudeste. Já no Rio Grande do Sul, o retorno das precipitações está previsto entre os dias 20 e 21 de julho.

Volumes mais expressivos de chuva são esperados para o início de agosto nas regiões Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul, com o avanço de uma nova frente fria.

Ainda há possibilidade de entrada de uma massa de ar frio mais tardia na região Centro-Sul na segunda metade de agosto e também em setembro, o que ainda precisa ser confirmado.

Defesa Civil alerta para queda de temperatura em São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para queda de temperatura até a próxima sexta-feira (11), em função da atuação de uma massa de ar frio. O sistema deve provocar redução significativa nas temperaturas mínimas e máximas.

 

A mínima pode atingir 6°C nas regiões da Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Itapeva. Em Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara, a previsão é de 8°C. Já na região metropolitana de São Paulo, assim como em Presidente Prudente e Marília, a mínima pode ser de 9°C.

No litoral paulista, incluindo Baixada Santista e Litoral Norte, os termômetros podem marcar 14°C. Nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto, a mínima prevista é de 11°C.

A Defesa Civil reforça a necessidade de atenção especial às populações mais vulneráveis — idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas e em situação de rua — mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso. A recomendação é manter os ambientes ventilados e redobrar os cuidados com agasalho e hidratação.

Sudeste: amanhecer frio e possibilidade de nevoeiro

De acordo com a Climatempo, o sol volta a aparecer em grande parte da Região Sudeste. No entanto, a infiltração marítima ainda favorece a ocorrência de chuva moderada no litoral do Espírito Santo.

O dia começa com temperaturas baixas em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, com chance de névoa ou nevoeiro nas primeiras horas e geada na serra da Mantiqueira. À tarde, o sol predomina e as temperaturas sobem, sem previsão de chuva.

Centro-Oeste: tempo firme e umidade crítica

Segundo a Climatempo, o tempo firme predomina em todo o Centro-Oeste, com sol nos três estados e no Distrito Federal. As manhãs seguem mais frias no sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul, mas as temperaturas se elevam gradualmente ao longo do dia.

A umidade relativa do ar pode atingir níveis de atenção, abaixo de 30%, entre Goiás, Mato Grosso e na metade norte e oeste do Mato Grosso do Sul. Em áreas do norte do Mato Grosso, noroeste de Goiás e sul do Pará, o alerta é para umidade abaixo dos 20%.

Sul: pancadas isoladas no RS e geada em SC

Uma frente fria avança pela costa do Rio Grande do Sul, provocando chuva fraca e isolada no centro-leste e noroeste do estado. Porto Alegre amanhece nublada, com pancadas leves, mas o tempo melhora ao longo do dia.

Em Santa Catarina e no Paraná, de acordo com a Climatempo, o tempo permanece firme, com elevação nas temperaturas durante a tarde. No norte paranaense, a umidade já começa a cair.

A nova massa de ar frio que chega na retaguarda da frente deve manter as temperaturas baixas no RS, embora sem frio intenso. Há chance de geada isolada na serra catarinense.

Norte e Nordeste: pancadas fortes e calor úmido

O tempo segue instável na faixa leste do Nordeste, com chuva forte entre Sergipe, Alagoas e Pernambuco, e risco de temporal entre Aracaju e Recife. No leste da Bahia, a intensidade das chuvas diminui. Já no interior da região, o tempo fica firme e seco, com umidade abaixo de 30% na metade sul do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia.

Na Região Norte, o ar segue abafado, com alta umidade e formação de nuvens carregadas. Há risco de temporal em Boa Vista e no interior do Amazonas, além de chuvas moderadas a fortes com trovoadas em Manaus, Macapá e Belém.

Em Acre, Rondônia e Tocantins, o tempo permanece firme, com ar mais seco e umidade abaixo de 30% em Palmas.

FONTE: AgrofyNews
Hits: 62