Logística reversa: ação na Bahia recolhe 195 mil embalagens vazias de agrotóxicos em um mês
Em um esforço contínuo pela sustentabilidade no campo, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) coordenou, em parceria com o Sistema Campo Limpo, uma grande ação itinerante de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
Durante o mês de setembro, a iniciativa percorreu 14 municípios nos territórios Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim e Sertão Produtivo, resultando no recolhimento de mais de 195 mil embalagens.
O objetivo da ação, que mobiliza produtores rurais, revendedores e prefeituras, é prevenir riscos de contaminação ambiental e garantir a destinação correta desses resíduos, reforçando a segurança dos alimentos consumidos.
O projeto de Recebimento Itinerante (RI) facilita a aplicação da logística reversa, um sistema obrigatório que responsabiliza toda a cadeia pelo ciclo de vida das embalagens.

A Adab reforça a importância de os agricultores realizarem a tríplice lavagem ou a lavagem sob pressão das embalagens após o uso, para o armazenamento temporário nas propriedades, até a data da devolução. No momento da entrega, o produtor recebe um comprovante de devolução, e o Sistema Campo Limpo encaminha o material para unidades de processamento, assegurando a destinação ambientalmente correta.
A operação de logística reversa continua neste mês de outubro, desta vez abrangendo os territórios Vale do Jequiriçá, Extremo Sul e Litoral Norte e Agreste Baiano.
Parceiros na ação:
- Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab)
- Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPEV)
- Associação de Revendedores de Produtos Agropecuários do Sudoeste (Aras)
- Associação dos Irrigantes do Projeto Brumado (Adib)
- Prefeituras municipais







Comentários (0)
Comentários do Facebook