LDC inaugura terminal de açúcar em SP e amplia capacidade logística rumo ao Porto de Santos

Estrutura em Pederneiras terá capacidade para 1 milhão de toneladas por ano

LDC inaugura terminal de açúcar em SP e amplia capacidade logística rumo ao Porto de Santos
Ilustrativa

Louis Dreyfus Company (LDC) inaugurou nesta quinta-feira (21) um terminal intermodal de açúcar em Pederneiras, no interior de São Paulo.

investimento, cujo valor não foi divulgado, integra a estratégia da companhia para ampliar a capacidade de originação e exportação do produto e reforçar sinergias logísticas com outras operações, como as de grãos e oleaginosas.

Segundo a empresa, o terminal funcionará como uma nova rota logística para usinas do Centro-Sul, permitindo o escoamento da produção de açúcar até o Porto de Santos por ferrovia, alternativa ao transporte rodoviário predominante até agora. 

A estrutura ocupa 120 mil m², sendo 14 mil m² de área construída. Conta com armazém graneleiro com capacidade estática de 90 mil toneladas e possibilidade de movimentar, no mínimo, 150 mil toneladas por mês.

 

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O sistema de recebimento e expedição inclui coleta automática de amostras, balanças automatizadas e transportadores, com capacidade para receber até 6 mil toneladas de açúcar por dia, em dois turnos, e expedir até 8,5 mil toneladas diárias pela ferrovia. A operação total poderá alcançar 1 milhão de toneladas anuais. 

Competitividade e integração

“Com o terminal de açúcar, a LDC se torna ainda mais competitiva, pois ele permite o armazenamento estratégico do produto, otimiza a comercialização durante a safra e oferece uma alternativa logística rodoferroviária eficiente. Com o início da operação em Pederneiras, dobraremos nossos volumes de açúcar transportados por ferrovia, que chegarão a 50% no país”, afirma Guilherme Correia, Diretor da Plataforma de Açúcar da LDC no Brasil.

O terminal será o segundo ativo logístico da Plataforma de Açúcar da LDC e funcionará de forma integrada ao Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG), onde a empresa atua em joint venture. Investimentos recentes no TEAG também priorizaram a expansão do transporte ferroviário, reforçando a estratégia de eficiência logística da companhia.

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Expansão da malha logística

“A entrada em operação do terminal de Pederneiras marca um passo importante na nossa malha logística. Atuamos há 20 anos na movimentação de grãos na região, conectando o fluxo hidroviário com o ferroviário, e agora ampliamos essa vocação com a operação de açúcar. Isso permitirá aumentar o fluxo ferroviário e carregar diariamente composições com 80 vagões de grãos e açúcar combinados”, afirma João Paiva, Diretor Global de Portos e Hidrovias da LDC.

Segundo ele, “essa integração entre as commodities potencializa os volumes de grãos enviados tanto ao Terminal Exportador do Guarujá (TEG) quanto ao Terminal Exportador de Santos (TES), além do volume de açúcar ao TEAG.”