Chuva forte e ventos de até 80 km/h devem atingir Sudeste e Centro-Oeste nesta semana
Frente fria e ciclone extratropical provocam temporais, granizo e rajadas intensas em diversas regiões
A semana começa com alerta para chuva forte em quase todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Além do volume elevado de precipitação, a população deve ficar atenta aos transtornos provocados por raios e fortes rajadas de vento.
De acordo com a Climatempo, o risco mais alto de temporais nesta segunda-feira (13) se concentra na Grande São Paulo, em todo o interior paulista, no litoral sul do estado, no Vale do Paraíba e na Serra do Rio de Janeiro.
Também há alerta para a Zona da Mata mineira, o Sul e o Triângulo Mineiro, além do sul e sudeste de Goiás e das regiões centro, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul.
As únicas áreas fora do risco de chuva forte são o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, além do centro e norte do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória. No sul capixaba, há chance de pancadas moderadas a fortes.
Ciclone provoca ventos de até 80 km/h
Segundo a MetSul Meteorologia, um ciclone extratropical localizado na foz do Rio da Prata deve gerar rajadas de vento entre 40 km/h e 80 km/h em áreas do Sul e do Sudeste.
O Rio Grande do Sul será um dos estados mais afetados, especialmente nas regiões Sul e Leste, onde as rajadas podem atingir ou ultrapassar 80 km/h. Em Porto Alegre, são esperados ventos de até 70 km/h entre o fim da manhã e o meio da tarde.
Em Santa Catarina e Paraná, as rajadas devem variar entre 40 km/h e 60 km/h, principalmente na Serra do Mar e no litoral.
Capitais sob alerta
As regiões metropolitanas de São Paulo e Campo Grande estão sob maior risco para temporais nesta segunda-feira, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Em Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, a previsão é de pancadas moderadas a fortes entre a tarde e a noite. Já Vitória pode registrar chuva fraca e isolada, sem risco elevado.

Calor, umidade e frente fria intensificam instabilidade
Nuvens carregadas devem persistir ao longo da semana em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste. A combinação de calor e alta umidade favorece a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, capazes de provocar chuva intensa em pouco tempo, fortes rajadas de vento e até queda de granizo.
Frente fria avança por SP e MS
O risco de temporais aumenta especialmente em São Paulo e Mato Grosso do Sul, primeiros estados a sentirem os efeitos da nova frente fria que avança a partir do Sul do país.
A aproximação desse sistema também deve estimular a formação de nuvens carregadas sobre o Sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e o centro-sul do Rio de Janeiro.
Na terça-feira (14), a frente fria continua avançando pela costa da região Sudeste em direção ao Rio de Janeiro, ampliando as condições para chuva em Minas Gerais, Espírito Santo e na parte leste de Goiás. O sistema deve alcançar o litoral capixaba na quarta-feira (15).
Previsão por regiões
De acordo com a MetSul, os maiores volumes de chuva da semana devem ocorrer no Sul, embora pancadas localmente fortes também atinjam o Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Norte: os estados com mais chuva serão Amazonas, Roraima e Acre; pancadas também devem ocorrer em partes do Pará, Rondônia e Tocantins.
Nordeste: as maiores precipitações se concentram no litoral, enquanto o interior permanece com tempo seco e pouca chuva.
Sul: há previsão de chuva volumosa nos três estados, com destaque para a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, onde um novo evento de instabilidade deve reforçar o mau tempo na segunda metade da semana.







Comentários (0)
Comentários do Facebook